O Google Shopping deu mais um passo na evolução do e-commerce com a incorporação de novas ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA). Agora, os usuários podem experimentar virtualmente roupas e maquiagens antes de concluir uma compra.
A integração da IA foca principalmente nos setores de beleza e moda, permitindo que os consumidores visualizem produtos com um nível de realismo sem precedentes. Atualmente, essas funções estão disponíveis exclusivamente nos Estados Unidos por meio da busca e da aba Compras.

A empresa desenvolveu um sistema de teste de maquiagem virtual que permite aos usuários visualizar como diferentes produtos ficariam em seu rosto. Marcas como MAC, L’Oréal e Charlotte Tilbury já fazem parte da experiência, que combina realidade aumentada e inteligência artificial para oferecer resultados personalizados.
Diferente de outras aplicações do setor de beleza, a integração no Google permite o uso da tecnologia sem necessidade de downloads adicionais. Com aprendizado de máquina avançado, os usuários podem comparar estilos completos de maquiagem, incluindo batons, sombras e delineadores, tudo em um único ambiente digital.
No setor de moda, o Google aprimorou seu provador virtual, que possibilita visualizar como diferentes peças se ajustam em modelos com diversos tipos de corpo, tamanhos e tons de pele. A ferramenta ajuda os consumidores a encontrar referências mais próximas ao seu próprio físico, aumentando a confiança na compra e reduzindo a taxa de devoluções.

Além disso, a plataforma lançou o Vision Match, uma ferramenta de IA generativa que auxilia os usuários a encontrar roupas com base em descrições detalhadas. Agora, é possível digitar termos específicos para instruir a IA a gerar imagens semelhantes junto com produtos similares disponíveis para compra.
Leia também: Meridian, modelo de Mix de Marketing do Google, é disponibilizado para brasileiros
COMPARTILHAR ESSE POST