Mesmo as tecnologias mais avançadas poderão se provar limitadas caso não se adequem às nuances das indústrias e dos mercados nos quais são aplicadas. Reconhecendo a importância do “campo de jogo”, a plataforma de automação de mensagens Manychat dá um bom exemplo prático sobre a necessidade de adaptação em contextos regionais.
Desde o lançamento oficial da plataforma no Brasil, em abril de 2023, durante o Web Summit Rio, o mercado brasileiro se consolidou como o segundo maior para a empresa globalmente. Embora o crescimento orgânico da marca tenha sido desejavelmente acelerado, mudanças estruturais para a adaptação do produto, como a implementação do suporte em português, foram cruciais para a decolagem.
“A primeira coisa que fizemos foi trazer a equipe de produtos para conhecer o usuário brasileiro. O Brasil é o segundo maior mercado para a Manychat, mas há um ano atrás, não existia ninguém que falasse português fluente dentro da empresa. Contratamos essas pessoas e começamos a trazer o país para dentro da operação”, narra Flávia Rosário, General Manager da Manychat para o Brasil e entrevistada no quinto episódio da série CMO Agenda.
Apoiando-se em pesquisas e observações, Flávia descobriu que seus interlocutores são, em maioria, criadores de conteúdo e vendedores digitais. Por isso, as reformas estruturais destinadas aos usuários brasileiros foram pensadas para criar automações capazes de agilizar múltiplos contatos, do suporte ao pós-venda.
Estes empreendedores possuem uma característica incomum a outros mercados trabalhados pela Manychat: o alto volume de negócios feitos no WhatsApp. Sumariamente, a plataforma havia sido construída para a criação de automações no Instagram e as características do mercado nacional deram origem a uma API própria para o serviço de mensageria da Meta.
“Um caso de uso clássico aqui no Brasil é o uso do Instagram com WhatsApp. Os vendedores geram e desenvolvem um lead no Instagram, mas acabam fechando a venda no WhatsApp. A Manychat consegue se integrar a todo esse fluxo, a todo esse funil de captação e fechamento. Este cenário não é visto nos Estados Unidos, um país muito focado no Instagram”, explica a General Manager.
Tecnologia e pessoas: o futuro da Manychat
Em 2025, a Manychat quer ampliar o time brasileiro e explorar novas frentes de inovação. Para isso, Flávia destaca três prioridades: consolidar a cultura organizacional local, manter a proximidade com os usuários e investir em tecnologias emergentes, como a inteligência artificial. A General Manager descreve a tecnologia como um diferencial para a automação e a porta de entrada para soluções mais personalizadas e eficientes.
O pilar “pessoas” também é definido por Flávia como fundamental para a expansão da empresa. Atualmente, a Manychat conta com 20 funcionários dedicados exclusivamente às tarefas de suporte no Brasil. Enquanto os atendentes encontram-se espalhados por todo o país, o núcleo localizado em São Paulo cuida dos negócios. A estrutura central se divide em diferentes círculos de atuação.
“Começamos com uma pessoa que me ajudou a montar a operação brasileira. Depois, trouxemos uma profissional para “tocar tudo” – conteúdo, comunicação e social. Temos um profissional dedicado ao Marketing de forma exclusiva, bem como product marketing managers para fazer a ponte entre o nosso núcleo e os clientes. Temos um profissional para as demandas de TI e outro para nos ajudar com finanças e contabilidade”, elenca Flávia.
Ao longo do ano, as cadeiras profissionais na Manychat deverão ganhar novos rótulos. A GM afirma estar em busca de um Business Data Analyst: um profissional dedicado a olhar para os dados brasileiros com cuidado, carinho e governança. Outra cadeira a ser preenchida é a de Chief of Staff, profissional que ajudará a tocar todas as operações do escritório em São Paulo.
“Temos vaga de social em aberto, temos uma vaga para campanhas integradas, feitas em conjunto com o time global, temos vaga para aquisição, criação de conteúdo, recrutamento e recursos humanos. Temos muitas vagas em aberto, bastante coisa. Estamos começando o nosso crescimento no Brasil”, pontua a General Manager da Manychat Brasil.
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