MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

General Manager da Manychat ensina a utilizar growth em mercados regionais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

24 de jan. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

CMO da ManyChat ensina a utilizar growth em mercados regionais
CMO da ManyChat ensina a utilizar growth em mercados regionais
CMO da ManyChat ensina a utilizar growth em mercados regionais

Mesmo as tecnologias mais avançadas poderão se provar limitadas caso não se adequem às nuances das indústrias e dos mercados nos quais são aplicadas. Reconhecendo a importância do “campo de jogo”, a plataforma de automação de mensagens Manychat dá um bom exemplo prático sobre a necessidade de adaptação em contextos regionais.

Desde o lançamento oficial da plataforma no Brasil, em abril de 2023, durante o Web Summit Rio, o mercado brasileiro se consolidou como o segundo maior para a empresa globalmente. Embora o crescimento orgânico da marca tenha sido desejavelmente acelerado, mudanças estruturais para a adaptação do produto, como a implementação do suporte em português, foram cruciais para a decolagem.

“A primeira coisa que fizemos foi trazer a equipe de produtos para conhecer o usuário brasileiro. O Brasil é o segundo maior mercado para a Manychat, mas há um ano atrás, não existia ninguém que falasse português fluente dentro da empresa. Contratamos essas pessoas e começamos a trazer o país para dentro da operação”, narra Flávia Rosário, General Manager da Manychat para o Brasil e entrevistada no quinto episódio da série CMO Agenda.

Apoiando-se em pesquisas e observações, Flávia descobriu que seus interlocutores são, em maioria, criadores de conteúdo e vendedores digitais. Por isso, as reformas estruturais destinadas aos usuários brasileiros foram pensadas para criar automações capazes de agilizar múltiplos contatos, do suporte ao pós-venda.

Estes empreendedores possuem uma característica incomum a outros mercados trabalhados pela Manychat: o alto volume de negócios feitos no WhatsApp. Sumariamente, a plataforma havia sido construída para a criação de automações no Instagram e as características do mercado nacional deram origem a uma API própria para o serviço de mensageria da Meta.

“Um caso de uso clássico aqui no Brasil é o uso do Instagram com WhatsApp. Os vendedores geram e desenvolvem um lead no Instagram, mas acabam fechando a venda no WhatsApp. A Manychat consegue se integrar a todo esse fluxo, a todo esse funil de captação e fechamento. Este cenário não é visto nos Estados Unidos, um país muito focado no Instagram”, explica a General Manager.

Tecnologia e pessoas: o futuro da Manychat

Em 2025, a Manychat quer ampliar o time brasileiro e explorar novas frentes de inovação. Para isso, Flávia destaca três prioridades: consolidar a cultura organizacional local, manter a proximidade com os usuários e investir em tecnologias emergentes, como a inteligência artificial. A General Manager descreve a tecnologia como um diferencial para a automação e a porta de entrada para soluções mais personalizadas e eficientes.

O pilar “pessoas” também é definido por Flávia como fundamental para a expansão da empresa. Atualmente, a Manychat conta com 20 funcionários dedicados exclusivamente às tarefas de suporte no Brasil. Enquanto os atendentes encontram-se espalhados por todo o país, o núcleo localizado em São Paulo cuida dos negócios. A estrutura central se divide em diferentes círculos de atuação.

“Começamos com uma pessoa que me ajudou a montar a operação brasileira. Depois, trouxemos uma profissional para “tocar tudo” – conteúdo, comunicação e social. Temos um profissional dedicado ao Marketing de forma exclusiva, bem como product marketing managers para fazer a ponte entre o nosso núcleo e os clientes. Temos um profissional para as demandas de TI e outro para nos ajudar com finanças e contabilidade”, elenca Flávia.

Ao longo do ano, as cadeiras profissionais na Manychat deverão ganhar novos rótulos. A GM afirma estar em busca de um Business Data Analyst: um profissional dedicado a olhar para os dados brasileiros com cuidado, carinho e governança. Outra cadeira a ser preenchida é a de Chief of Staff, profissional que ajudará a tocar todas as operações do escritório em São Paulo.

“Temos vaga de social em aberto, temos uma vaga para campanhas integradas, feitas em conjunto com o time global, temos vaga para aquisição, criação de conteúdo, recrutamento e recursos humanos. Temos muitas vagas em aberto, bastante coisa. Estamos começando o nosso crescimento no Brasil”, pontua a General Manager da Manychat Brasil.

Leia também: Como a Manychat se adapta às peculiaridades do mercado conversacional no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme