A decisão de onde adquirir um produto ou contratar um serviço envolve muito mais do que apenas o preço para os consumidores brasileiros. Por exemplo, dados da pesquisa CX Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, indicam que 70% dos consumidores consideram o custo do frete como o principal critério ao escolher entre duas lojas que oferecem o mesmo preço para um item
A confiança construída a partir de experiências satisfatórias prévias, foi o segundo fator mais relevante, citado por 57% dos entrevistados. Também relevante é a reputação da marca no Reclame Aqui, plataforma utilizada para avaliar a confiabilidade de empresas, também têm grande impacto no processo decisivo, sendo mencionada por 54% dos consumidores.
Quando o assunto é buscar informações antes de efetuar uma compra, o Google e outros buscadores online são os mais utilizados, com 55% dos consumidores recorrendo a essas ferramentas. O Reclame Aqui continua a ser uma fonte importante, sendo consultado por 48% dos entrevistados. Comentários deixados diretamente nos produtos também desempenham um papel significativo, e servem como guia para 44% dos compradores.
Recomendações de amigos e familiares ainda mantêm um peso relevante, com 37% dos consumidores afirmando que confiam nas indicações pessoais. Esse dado evidencia que, além das plataformas digitais, o boca a boca continua sendo uma ferramenta poderosa no processo de tomada de decisão.
Os resultados da CX Trends 2024 destacam a importância de oferecer uma experiência de compra integrada e de alta qualidade, que vai além da questão do preço. Na avaliação de Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk, criar uma jornada de compra eficiente, desde o primeiro contato até o pós-venda, é crucial para conquistar a confiança do consumidor em um ambiente cada vez mais competitivo.
Leia também: 5 fatores que moldam o comportamento do consumidor, segundo Opinion Box
COMPARTILHAR ESSE POST