No período em que as redes sociais costumam intensificar mensagens emocionais, com Papai Noel e família, o Facebook seguiu um caminho diferente. A campanha “Secret Santa”, do Facebook, parte de uma situação comum no ambiente corporativo para contar uma história sobre conexão, curiosidade e descoberta. No filme criado pela Droga5, com direção de Miles Jay, acompanhamos uma tradicional troca de presentes no trabalho que ganha novos contornos quando um funcionário decide usar o próprio Facebook para encontrar o presente ideal.
Na narrativa, o personagem principal nutre uma paixão silenciosa por uma colega e torce para tirá-la no amigo secreto. O plano, porém, muda quando ele descobre que precisará presentear sua chefe, uma figura enigmática e pouco conhecida pela equipe. Em vez de desistir, ele passa a navegar pelo perfil dela no Facebook em busca de pistas sobre seus gostos e interesses, encontrando no Facebook Marketplace a solução perfeita.

A campanha dá vida à ideia de que o Facebook pode oferecer informações reais e humanas sobre as pessoas ao nosso redor, indo além de dados superficiais. A jornada do personagem é embalada por uma trilha sonora que combina a música original e cinematográfica de Emile Mosseri, compositor de filmes como Minari e Kajillionaire, com a clássica “Cold Gin”, do KISS, reforçando o tom curioso e envolvente da história.
Para ampliar o impacto da campanha, o Facebook apostou em uma integração completa de produtos e linguagem visual. A identidade festiva se estende por diferentes pontos de contato da plataforma, incluindo Stories, Perfil e Marketplace, além de uma versão especial do logotipo, uma tela inicial personalizada ao abrir o aplicativo e o sticker “Adicione o seu” nos Stories.
O esforço culminou em 2 de dezembro com o lançamento da primeira Loja de Natal do Facebook Marketplace, uma vitrine temática com sugestões de presentes e coleções selecionadas por criadores especializados em decoração, moda, esportes e eletrônicos. Parte desses criadores participou ainda de um evento presencial no dia 14 de dezembro, no tradicional mercado de Natal da Union Square, em Nova York.
A estratégia de divulgação também inclui mídia em grandes jogos de futebol americano universitário e parcerias com 10 universidades e mais de 180 atletas embaixadores. Entre os nomes envolvidos estão os jogadores de basquete Cayden e Cameron Boozer, o candidato ao Troféu Heisman Ty Simpson e Dante Moore, destaque do futebol americano da Universidade de Oregon.
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