MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

  • MADE POSSIBLE BY

    Powered by

Faber-Castell critica o mundo monocromático com nova plataforma de comunicação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

CATEGORIA

Notícias

Da cadeira de CMO à sala de aula: Antonio Santos leva experiência prática ao CMO Sprints

Mais de 60% dos artigos fabricados atualmente são monocromáticos, com predominância de tons como cinza, preto e branco, conforme apontam dados de um estudo do Science Museum Group. Pensando nisso, a Faber-Castell está construindo uma nova plataforma de comunicação, “Colorindo o Mundo de Novo com Faber-Castell”, que propõe recuperar o espaço das cores no cotidiano por meio da criatividade.

Criada pela agência DAVID, a campanha parte da ideia de que a vida adulta pode deixar o mundo mais uniforme. No filme, uma mulher atravessa uma cidade tomada pelo cinza, cercada por prédios e paisagens sem cor, até encontrar um desenho infantil feito com Faber-Castell. A partir desse encontro, as cores começam a reaparecer ao seu redor, primeiro de forma pontual e, depois, transformando completamente a paisagem.

A história acompanha essa mudança como uma espécie de reencontro com uma forma de enxergar o mundo que costuma ficar para trás com o passar dos anos. À medida que a protagonista encontra outros desenhos coloridos pelo caminho, a cidade vai deixando o aspecto monocromático. A transformação funciona como uma metáfora para a criança interior: não se trata apenas de voltar a desenhar, mas de recuperar a capacidade de olhar para as coisas com mais imaginação e menos uniformidade.

A música também ocupa um papel central nessa narrativa. “Mundo de Cores”, composição inédita interpretada por Jota.pê e Bruna Black, do duo ÁVUÁ, foi criada em parceria com a Musicalize, empresa de music business do Grupo Dreamers. A faixa chega mais de 40 anos depois de “Aquarela”, canção que se tornou um dos marcos da relação da Faber-Castell com a publicidade brasileira ao integrar a campanha da marca em 1984.

A nova música busca estabelecer uma ponte entre essa memória e o momento atual da marca. A produção de Marcio Arantes incorpora ainda a participação do cantor Maisak, com elementos de reggaeton e referências à música latina, em sintonia com a veiculação da campanha em outros mercados da América Latina. A faixa chegou às plataformas de música pelo Slap, selo da Som Livre, na última segunda-feira (31).

A campanha terá desdobramentos em diferentes formatos, com filmes de 60, 30, 15 e 6 segundos, além de inserções em canais digitais e plataformas de vídeo como YouTube, Netflix e Amazon Prime. A estratégia digital é conduzida pela A-LAB, responsável pela adaptação da narrativa aos diferentes ambientes e formatos digitais.

A ideia de “Colorir o Mundo de Novo” também deve aparecer em experiências presenciais. Entre elas está a participação da Faber-Castell na 28ª Bienal do Livro de São Paulo, marcada para acontecer de 3 a 14 de setembro de 2026. A marca será expositora pelo segundo ano consecutivo e prepara um espaço de experiências imersivas inspirado no novo conceito.

Leia também: A estratégia de Marketing da Faber-Castell: redes sociais, eventos e rejuvenescimento com GenZ

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Tempo de Leitura 2 min

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

Formulário enviado com sucesso!

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

Formulário enviado com sucesso!

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar