Com a crescente conscientização global sobre sustentabilidade e a busca por soluções mais ecológicas, os carros elétricos vêm ganhando espaço, embora suas vendas no Brasil ainda sejam 10 vezes menores do que na Europa.
Por aqui, cerca de 48,5% dos entrevistados pela GMKT Soluções durante o estudo EcoDrivers afirmaram ter preferência por marcas com apelo sustentável, desde que os preços sejam comparáveis a outras opções.
Por outro lado, para 41% dos consumidores, a sustentabilidade é o fator decisivo, independentemente do preço. Além disso, o interesse por carros elétricos é especialmente elevado entre pessoas com até 40 anos, com 71% desse grupo demonstrando grande interesse pelos veículos.
Cerca de 37,5% dos entrevistados associam carros elétricos diretamente à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, com 13,3% mencionando especificamente a energia limpa e a redução das emissões de gases poluentes.
Quando questionados sobre a expectativa de adoção, 70,5% dos consumidores acreditam que terão um carro elétrico nos próximos cinco anos, e 30% afirmam que farão essa transição em apenas dois anos.
Mercado em ascensão
Um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos aponta que os emplacamentos de veículos da categoria cresceram 146% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2023.
Entre elétricos e eletrificados nacionais e importados, foram registrados 79.304 veículos nos primeiros seis meses de 2024. Os modelos de carroceria mais procurados pelos brasileiros são Hatch e SUV – categoria nativa do BYD Song Plus GS DM, campeão de vendas durante o período.
Leia também: Busca por carros chineses cresce 220%
COMPARTILHAR ESSE POST