A Estácio liderou o ranking de uplift – nome dado ao aumento imediato nas buscas do Google – nas primeiras três semanas do Big Brother Brasil 2025. A instituição de ensino registrou 4.8 mil novas buscas das palavras-chave da marca nos 10 minutos seguintes à sua exibição, no dia 20 de janeiro.
Os números foram mapeados pela Tunad em um estudo específico para o BBB. O levantamento aponta um aumento significativo da Globoplay no dia 14 de janeiro, quando alcançou quatro mil buscas adicionais. Presente em diversas datas, o Mercado Livre teve destaque no dia 13 de janeiro, com um uplift de 3.2 mil, e no dia 24, com dois mil.

O McDonald's teve um uplift de 1.6 mil no dia 25 de janeiro, enquanto a MRV, presente em três ocasiões, obteve seu maior resultado no primeiro dia de de fevereiro, com mil buscas a mais. A Nestlé registrou diferentes volumes de busca ao longo das semanas, com o maior uplift no dia 21 de janeiro, quando foram contabilizadas 833 buscas adicionais.
A Rexona teve um uplift de 403 buscas no dia 30 de janeiro, enquanto a Electrolux registrou 379 buscas adicionais no dia 17 de janeiro. A Claro aparece duas vezes no levantamento, com uplifts de 255 no dia 2 de fevereiro e 245 no dia 26 de janeiro. Dove, Downy e Amstel tiveram aumentos entre 178 e 201 buscas.

Conclusões e metodologia de pesquisa
Na avaliação da Tunad, a variação nos resultados pode estar associada a diversos fatores, como o perfil do público do programa, a categoria do produto ou serviço e a propensão do consumidor a buscar mais informações imediatamente após a exibição da marca. Estes fatores são essenciais para a avaliação da efetividade do anúncio.
O estudo utilizou um sistema de captura de sinal de TV para identificar o início das exibições e aplicou audio-matching para validação dos dados. A análise contemplou mais de 150 canais de TV aberta e PayTV, garantindo um panorama abrangente da repercussão das campanhas.
O levantamento considerou uma única keyword para cada marca — o próprio nome da empresa — assegurando um critério uniforme. Para estimar o investimento publicitário, foram utilizadas tabelas da JOVE e da The Media Trade, permitindo uma avaliação do valor médio praticado por marcas em campanhas televisivas.
Leia também: A hora das experiências memoráveis: o papel das marcas no BBB25
COMPARTILHAR ESSE POST