MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

DPSP passa a adotar escala 5x2 para colaboradores

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

2 de out. de 2025

CATEGORIA

Notícias

DPSP passa a adotar escala 5x2 para colaboradores
DPSP passa a adotar escala 5x2 para colaboradores
DPSP passa a adotar escala 5x2 para colaboradores

As redes Drogarias Pacheco e São Paulo, do Grupo DPSP implantaram a escala de trabalho 5x2 em todas as suas lojas, substituindo o tradicional modelo 6x1. A iniciativa beneficia cerca de 24 mil colaboradores, elevando o número de folgas anuais de 64 para 96 dias e estabelecendo um novo padrão de cuidado com o bem-estar no varejo brasileiro.

A mudança, já em vigor em todas as unidades do grupo, reforça a estratégia da companhia de valorizar a experiência do colaborador como parte essencial de sua proposta de valor para clientes e para o negócio. O objetivo é promover equilíbrio entre vida pessoal e profissional, aumentando a motivação das equipes e, consequentemente, a qualidade do atendimento nas lojas.

Segundo o Grupo DPSP, a iniciativa faz parte de um pacote mais amplo de benefícios voltados para a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento dos profissionais. O CEO Marcos Colares destaca que a decisão tem impacto direto na satisfação e produtividade: a expectativa é que os colaboradores sintam-se mais descansados e engajados, fortalecendo a cultura corporativa e contribuindo para resultados de longo prazo.

Mais equilíbrio para colaboradores de loja

O novo modelo representa um avanço significativo na rotina do varejo farmacêutico, historicamente pautado pela escala 6x1. Ao permitir dois dias consecutivos de descanso semanal, a rede oferece mais tempo para lazer, descanso e convivência familiar, o que tende a melhorar índices de saúde física e mental.

Com 24 mil profissionais impactados, a alteração busca transformar a experiência de trabalho nas lojas, reduzindo desgaste e absenteísmo, fatores que costumam afetar diretamente a experiência do cliente. A empresa avalia que a mudança contribui para retenção de talentos e redução do turnover, um dos maiores desafios do setor.

Além da escala 5x2, as Drogarias Pacheco e São Paulo oferecem um dos portfólios de benefícios mais robustos do mercado. Entre eles, assistência médica e odontológica, vale-refeição acima da média do setor, seguro de vida, cesta básica, Wellhub, programas de saúde e bem-estar, apoio à gestante, saúde emocional, convênios educacionais e clube de descontos.

A companhia ainda investe na capacitação dos colaboradores por meio da Universidade Corporativa, além de programas de participação nos resultados, reforçando a visão de que colaboradores engajados e saudáveis são fundamentais para entregar uma experiência diferenciada aos consumidores.

Grupo DPSP

Tendência de humanização no varejo 

A iniciativa do Grupo DPSP reflete uma tendência crescente de humanização das relações de trabalho no varejo, um setor conhecido pela alta exigência física e jornadas extensas. A adoção da escala 5x2 alinha-se a uma visão mais sustentável de gestão de pessoas, que reconhece o impacto direto do bem-estar dos colaboradores na produtividade e na satisfação do consumidor final.

Com a decisão pioneira, as Drogarias Pacheco e São Paulo não apenas inovam em sua política de RH, mas também pressionam o mercado farmacêutico a rever práticas tradicionais, contribuindo para elevar o padrão do setor em relação à experiência dos colaboradores.

Leia também: Supermercados têm 70% das vagas em aberto: o que afasta os candidatos do setor?

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme