Foi uma feliz coincidência que levou Raquel Braga, atual Diretora de Marketing LATAM da Braze e nova entrevistada na série CMO Agenda, a descobrir o universo do Marketing e a se consolidar como uma das principais profissionais do setor ao longo de 25 anos de jornada em diferentes empresas.
Após concluir a graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa, em 1996, Raquel procurou por um posto que possibilitasse a construção de bons relacionamentos. Este direcionamento levou a profissional a ocupar uma cadeira na área de Recursos Humanos, compatível com o seu desejo de “desenvolver pessoas”.
Feliz e realizada, Raquel cuidou do RH da Guardian Industries em Resende, interior do Rio de Janeiro. A posição, no entanto, cobrava um preço: o distanciamento de seu então noivo, que estudava na cidade de São Paulo. Ela continuou no cargo até o final do ano 2000, quando uma dupla oportunidade surgiu: a empresa buscava um profissional para assumir uma cadeira de Marketing na Capital Paulista.
“Eu não sabia nada de Marketing há 25 anos. Minha jornada começou por acaso. Eu entrei de gaiato nessa área, mas acabei criando uma paixão muito grande. Eu pude continuar lidando com pessoas e usar a criatividade, porque o que mais me interessa no Marketing é ter uma ideia muito maluca e conseguir colocá-la em prática”, afirma a Diretora.

Carreira no Marketing
No Marketing, Raquel Braga passou por empresas relevantes, deixando contribuições significativas, liderando estratégias regionais e globais em empresas multinacionais do setor de tecnologia, com foco em SaaS, B2B e geração de demanda, e acumulando experiências invejáveis para qualquer profissional do setor. Mesmo assim, a Diretora lembra com carinho do primeiro desafio enfrentado após a transição de carreira.
“Quando migrei para o Marketing, ninguém fazia propaganda de vidros ou espelhos. Tudo tratado como commodity. As pessoas iam até a vidraçaria e simplesmente pediam ‘um espelho’ ou ‘um box’, sem se preocupar com marca ou diferenciais. O grande desafio foi justamente esse: transformar uma commodity em uma marca reconhecida”, conta.
Para isso, a profissional investiu em parcerias testemunhais com arquitetos e artistas respeitados e na capacidade conectiva dos eventos da Casacor para posicionar os produtos da marca como elementos de valor agregado. “Conseguimos destacar os benefícios reais dos produtos, como o fato de sermos o único espelho com dez anos de garantia na época, graças à tecnologia empregada na fabricação”, pontua.

Antes de chegar à Braze, construiu uma trajetória de quase cinco anos na Zendesk, onde ocupou posições de liderança em Partner Marketing para o Brasil e América Latina. Durante esse período, desenvolveu programas inovadores de co-marketing, gerou crescimento expressivo de pipeline com parceiros e liderou iniciativas premiadas como o Zendesk CX Awards.
Sua carreira também inclui uma década de atuação na Bentley Systems, onde consolidou a presença da marca no Brasil por meio de estratégias multicanais, ações de conteúdo localizadas, eventos de grande porte e relacionamento com stakeholders globais. Foi reconhecida como uma das três principais profissionais de Marketing no setor de geotecnologia em 2019 no prêmio Prêmio MundoGEO Connect.
O poder do testemunhal se repete na Braze
A operação da Braze na América Latina, com foco inicial no Brasil, é muito recente, embora a empresa já tivesse uma base de clientes relevantes na região, como iFood, HBO Max, Ambev e outras marcas de grande porte. A decisão de estabelecer uma presença oficial no continente partiu do reconhecimento de que o negócio local já estava suficientemente maduro e com clientes engajados, justificando o investimento em uma estrutura regional.
O escritório físico da Braze em São Paulo foi oficialmente aberto em novembro de 2024, enquanto a equipe começou a ser contratada a partir de janeiro daquele ano. Raquel foi a sexta funcionária contratada para a operação na América Latina, que em cerca de um ano, saltou de zero para aproximadamente 60 colaboradores no Brasil.
Ao assumir o cargo de Diretora de Marketing LATAM, Raquel começou sozinha, literalmente “com o facão abrindo o mato”. À profissional foi dada a missão de construir a operação de Marketing do zero, em um contexto em que já existiam grandes clientes, mas nenhuma estrutura formal de Marketing local. A estratégia de buscar o depoimento de usuários do serviço, utilizada com sucesso no início da carreira, provou-se confiável, mais uma vez.

“Pensei: ‘já temos aqui clientes incríveis, que realmente amam a Braze. Nada melhor do que colocá-los como porta-vozes da nossa marca’. No fim das contas, as pessoas confiam em casos reais de uso. Sempre que acessamos um site para buscar algo, o que procuramos primeiro? As estrelinhas, os comentários, o que os outros estão dizendo. O depoimento genuíno de um cliente tem um peso muito maior do que qualquer campanha publicitária”, afirma a Diretora.
Outro ponto alto da consolidação do Marketing nacional foi a realização do evento “City by City São Paulo”, o maior evento proprietário da Braze, realizado em grandes capitais globais. A edição brasileira contou com a presença do CEO Bill Magnuson, da CBO Astha Malik e de Fernando Machado (ex-Burger King, atual membro do board da Braze), além de clientes importantes para a marca. O evento representou um marco simbólico e prático da chegada oficial da empresa ao Brasil e à América Latina.
Leia também: CMO Agenda: novo programa do Mundo do Marketing com maiores executivos do Brasil
COMPARTILHAR ESSE POST