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Dia dos Namorados alavanca mídias de conversão em junho

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A Uncover divulgou uma nova análise referente a junho de 2024, baseada em 48 modelos de Marketing Mix Modeling (MMM). O estudo mostra que, nesse período, impactado pelas vendas de Dia dos Namorados, houve um aumento na participação de mídias voltadas à conversão. 

Apesar de o investimento em estratégias de awareness ainda representar metade do total (50%), as ações focadas no fundo de funil cresceram e já correspondem a 47% do share, indicando uma movimentação das marcas em direção a uma comunicação mais próxima do momento de decisão do consumidor. 

Em contrapartida, o meio do funil (consideração) teve uma presença bastante tímida, com apenas 3%, reforçando uma tendência de polarização entre awareness e conversão — especialmente em datas com forte apelo emocional, como o Dia dos Namorados.

Segundo o levantamento, campanhas concentradas exclusivamente no fundo do funil apresentaram um aumento no ROAS (Retorno sobre o Investimento em Publicidade), alcançando R$3,6. No entanto, as estratégias full-funnel, que contemplam todas as etapas da jornada, entregaram os melhores resultados, com um ROAS médio de R$7,7. 

Em seguida, vieram as campanhas focadas no topo do funil, com R$7,0. O relatório também aponta que ações que combinaram topo e fundo de funil (TOPO-FIM) tiveram o maior percentual de contribuição incremental (38%), ou seja, foram as que mais impulsionaram vendas adicionais geradas pela mídia — reforçando que a integração entre etapas potencializa o impacto das campanhas.

Entre os canais com maior capacidade de gerar vendas incrementais no período estão Google Ads, Meta Ads, Televisão, TikTok Ads e ações com influenciadores. Já em termos de ROAS, os destaques foram Rádio, Programática, Meta Ads, Influencer e Google Ads.

A principal conclusão da Uncover é que as campanhas mais eficazes foram aquelas com presença ao longo de toda a jornada do consumidor. Por isso, a recomendação é clara: as marcas devem priorizar estratégias integradas e evitar uma concentração excessiva em apenas um momento do funil, seja ele awareness ou conversão.

Leia também: Uncover se torna badged Marketing Partner do TikTok

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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