MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

De boomers a GenZ: Como diferentes gerações enxergam a não monogamia

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

27 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O Gleeden, plataforma voltada a encontros extraconjugais, realizou um estudo sobre percepções da não monogamia no Brasil, Argentina, Colômbia e México. Por aqui, 53% dos entrevistados afirmaram já ter vivido alguma forma de relação não monogâmica, 51% definem o conceito como um relacionamento aberto e 42% enxergam a prática de forma positiva.

O levantamento mostra que 89% dos brasileiros relatam enfrentar pelo menos uma barreira ao lidar com a não monogamia. Entre os principais desafios estão a definição de respeito e limites (41%), questões éticas e crenças pessoais (54%) e dificuldades de comunicação (38%). Apesar do aumento na visibilidade do tema, as pessoas ainda relatam dificuldades na adaptação a essas dinâmicas.


Para Silvia Rubies, Diretora de Marketing Latam do Gleeden, a não monogamia possibilita conexões fora dos limites estabelecidos pela monogamia tradicional, permitindo que cada pessoa explore seus desejos e adapte suas relações à evolução dos sentimentos e interesses ao longo do tempo.

O Brasil apresentou, no estudo, o menor índice de prioridade à honestidade e abertura sobre outras relações nesse contexto. Enquanto Argentina (78%), México (76%) e Colômbia (71%) priorizam o diálogo transparente, o Brasil registrou 64%. Quando a questão se inverte e trata da aceitação de informações sobre as relações do parceiro, o índice brasileiro foi de 66%, atrás da Argentina e Colômbia (74%), mas acima do México (63%).

O estudo também mostrou que o Brasil apresenta a maior adesão à estratégia de comunicação seletiva, compartilhando apenas informações previamente acordadas como necessárias. Essa prática foi apontada por 10% dos brasileiros, acima da média dos outros países, que variou entre 0% e 3%. 


Já na comunicação restrita, feita apenas quando estritamente necessária, o Brasil aparece alinhado aos vizinhos, com 14%, mas lidera quando se trata da aceitação de informações limitadas sobre o parceiro, com 20%.

Entre as gerações, brasileiros com mais de 50 anos indicaram que suas relações são marcadas pela liberdade e pela conexão emocional (64%) e apontaram a adaptação às mudanças físicas e emocionais (63%) como característica de suas relações. Eles também relatam desafios como o estigma e a invisibilidade (61%) e destacam a importância da educação sobre saúde sexual e consentimento (57%).

Já os entrevistados com menos de 25 anos relataram que suas relações tendem a ser marcadas por exploração, curiosidade e abertura para a diversidade (80%), valorizam a liberdade e o prazer sexual (72%) e também identificam o estigma social como desafio (63%).

Silvia observa que, enquanto as gerações mais velhas enfrentam questões relacionadas à invisibilidade e ao estigma, as mais jovens destacam a busca por novas experiências e a importância da educação sexual, apontando uma evolução nas relações afetivo-sexuais e uma maior abertura à diversidade.

Leia também: Tinder lança campanha global inspirada nas comédias românticas

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme