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Consumo do pão de forma cresce 6,8% e impulsiona setor de panificação no Brasil

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Consumo do pão de forma cresce 6,8% e impulsiona setor de panificação no Brasil

O pão é um item presente em praticamente todos os lares brasileiros e vem ganhando destaque nos últimos anos devido à praticidade e versatilidade que oferece ao consumidor. Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em parceria com a Kantar Brasil, mostrou que o consumo de pães industrializados aumentou 6,8% neste ano.

Entre janeiro e agosto de 2024, o volume de vendas de pão de forma atingiu 505.805 toneladas, contra 473.713 toneladas no mesmo período de 2023. Esse crescimento também impactou o faturamento da categoria, que chegou a R$ 10 bilhões até agosto de 2024, frente aos R$ 9,23 bilhões do ano anterior. 

O pão de forma segue como o mais consumido, responsável por 36,84% do faturamento total, seguido pelo pão comum (36,51%) e a bisnaga (7,4%). O aumento de consumo do produto reflete a busca do consumidor por conveniência, qualidade e segurança no momento da escolha, especialmente em um cenário de retomada econômica.

O Norte e Nordeste são campeões de consumo de pão de forma, com 60.238 toneladas vendidas até agosto de 2024 — 38,74% do faturamento. Já na Grande São Paulo, o pão comum domina as vendas, com 75.823 toneladas e 35,7% do faturamento. No Interior de São Paulo, foram vendidas 104.212 toneladas, sendo o pão comum responsável por 38,76% do faturamento.

A alta no consumo também abre espaço para inovação no setor. A Abimapi nota uma demanda crescente por pães com apelo mais saudável, como integrais e com ingredientes funcionais. 

Para Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, o aumento do consumo de pães industrializados reflete as mudanças nos hábitos de consumo, com as pessoas buscando produtos práticos e nutritivos para o dia a dia. Ele ainda ressalta que o período pós-pandemia acelerou a demanda por alimentos que combinam conveniência e qualidade nutricional.

Ele apontou também que as indústrias estão inovando com produtos que oferecem mais do que sabor, uma vez que buscam atender às necessidades de saúde e bem-estar dos consumidores, oferecendo opções para todas as necessidades.

Leia também: Pullman e Plusvita reforçam maciez dos pães em campanha sobre fofura

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

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