MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como otimizar centros de distribuição para garantir prazos de entrega

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

O momento em que uma carga ou produto desembarca no centro de distribuição é decisivo para garantir que a mercadoria chegue ao ponto de venda no prazo correto, oficializando a efetividade da entrega. 

De acordo com um levantamento do Reclame Aqui, as queixas sobre atrasos nas entregas aumentaram 31% entre 2021 e 2023. Sendo assim, para certificar a satisfação dos clientes e aumentar os lucros das empresas, otimizar os processos é algo fundamental.

Neste contexto, a Logpyx destaca potenciais melhorias em centros de distribuição e armazéns. As medidas podem resultar na diminuição de erros, no aumento da produtividade e na redução dos custos de armazenagem.

Com o intuito de auxiliar no aprimoramento das operações logísticas, a empresa separou cinco dicas fundamentais para aperfeiçoar as atividades nos centros de distribuição:

Análise de dados

Culturas data-driven são altamente valiosas na era da informação. Decisões baseadas em dados podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em campanhas de Marketing e outras ações operacionais.

Pensando nisso, negócios que ainda não utilizam os dados como bússola precisam repensar o posicionamento. Isso porque boas ferramentas voltadas para a gestão de estoques podem entregar informações valiosas que irão ajudar nas tomadas de decisão.

Previsão de demanda

Através dos dados, empresas podem monitorar o recebimento de transferências com base no histórico de venda de cada produto e o seu local de estoque. Assim, o planejamento de distribuição se torna muito mais assertivo e eficiente.

Acurácia na localização de produtos em estoque

Encontrar os produtos no estoque pode parecer uma tarefa fácil, mas, no caso do gerenciamento de milhões de itens, isso se torna um desafio. Por isso, a implementação de soluções como o Revolog Armazém fazem com que a acurácia na localização de produtos seja  significativamente aprimorada. 

Layout

Planejar o layout do centro de distribuição considerando todo o caminho que o produto percorre – do recebimento à expedição - é uma boa estratégia para deixar em local acessível os itens com maior demanda. 

As características dos produtos, como os químicos, também podem ser consideradas a fim de manter a segurança da instalação. Essa organização é indispensável para o sucesso das operações no CD.

Automação

A implementação de sistemas automatizados melhora significativamente a precisão das operações. O uso de tecnologia pode ajudar a calcular a sugestão de transferência ideal de forma automática, chegando ao aumento da produtividade.

Leia também: Percepções sociais sobre avanço da IA se dividem entre o receio e a empolgação

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme