MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como IA pode revolucionar o mercado de pesquisas com consumidores

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de abr. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Elogios, reclamações, dúvidas, sentimentos ou recomendações. Não importa o formato. Seja como for, o feedback dos consumidores é um elemento ideal para o sucesso das estratégias de Marketing. Prova disso é que, não raro, empresas reservam generosas fatias do orçamento para contratar serviços especializados em explorar o universo de adjetivos proferidos pelos clientes em diferentes canais digitais.

Mas para João Vitor Chaves, COO & CPTO do G4 Educação e participante do Clube Mundo do Marketing, estas despesas podem estar à beira da extinção por um simples e muito bem-vindo motivo: a ascensão da Inteligência Artificial. “Imagine uma IA capaz de se conectar à API de reviews da Amazon e que obedeça a comandos como ‘faça um review de todos os produtos que tenham determinadas palavras no título’. Isto possibilita uma análise automática sobre os gostos dos clientes em um segmento inteiro de produtos, gerando insights valiosos para o Marketing”, exemplifica.

Chaves classifica as potenciais vantagens oferecidas por ferramentas de IA cada vez mais completas como “o lugar não comum” do Marketing moderno. “Isto significa entender o consumidor em escala, mesmo sendo um pequeno negócio. Hoje, se alguém quiser fazer esse tipo de pesquisa, terá que contratar uma agência para fazer o trabalho a preços exorbitantes, e o pior: vai demorar. Então, é impossível visualizar um insight rapidamente”, prossegue.

Além do potencial de redução de gastos corporativos, ferramentas de IA voltadas para pesquisas com os clientes poderiam oferecer mais controle e comodidade às empresas. “Digamos que você queira fazer a análise de sentimentos nas redes sociais. Com IA, bastaria plugar uma API simples para puxar todas as menções a sua empresa e pedir para que a ferramenta analisasse os resultados de forma instantânea, sem depender de terceiros, e o melhor: analisando de um jeito personalizado, não em cima de um algoritmo que você não entende”, completa.

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, João Vitor Chaves falou sobre as aplicações práticas da Inteligência Artificial para o aumento da eficiência dos fluxos de trabalho, como os recursos tecnológicos contribuem para a resolução de problemas do cotidiano operacional e destacou, também, os principais erros e acertos durante a implementação da Inteligência Artificial no ambiente corporativo. Leia também: Introdução da Inteligência Artificial no cotidiano empresarial pode ser mais simples do que parece

Ia G4 - Clube Mundo do Marketing

 

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme