MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

CMSO da Neogrid explica como profissionais de Marketing podem aprender IA

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

26 de mar. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

Christiane Cruz Citrângulo, CMSO da Neogrid, é a nova entrevistada na série CMO Agenda. Em bate-papo com Bruno Mello, a profissional falou sobre a própria trajetória profissional e explicou que sua carreira se desenvolveu de forma não planejada, mas cada experiência colecionada pelo caminho contribui ativamente para o exercício de sua atual posição.

Formada em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela FASP em 1993, Christiane iniciou sua carreira na Unilever, na área de TI. Sua primeira posição gerencial foi como gerente de informática de uma das fábricas da empresa – experiência que a ajudou a perceber que seu interesse ia além da resolução de problemas tecnológicos. 

O desejo de atuar diretamente na geração de negócios e vendas se tornou um objetivo claro, o que a levou a pleitear uma mudança dentro da empresa. Antes de ingressar na área comercial, muito concorrida no quadro da Unilever, Christiane foi direcionada para o setor financeiro, onde passou três anos atuando como contadora gerencial de duas categorias.

 

O conhecimento adquirido sobre business, P&L e gestão financeira a preparou para sua transição para Trade Marketing e, posteriormente, para vendas. Durante sua trajetória, passou por grandes empresas do mercado, incluindo Carrefour, Nestlé e Grupo Pão de Açúcar (GPA), lidando com abordagens calcadas em diferentes disciplinas estratégicas.

No Carrefour, ocupou o cargo de diretora comercial, onde percebeu que seu tempo era dividido entre vendas, finanças e negociação com fornecedores. No GPA, assumiu a diretoria de operações, tornando-se a primeira mulher a ocupar essa posição na rede Extra e, posteriormente, no Pão de Açúcar.

“Cada uma dessas passagens colaboram para o que eu faço hoje. Na Neogrid, eu cuido de Marketing Institucional, de Marketing de produtos, de Go-to-Market, de Pricing, de estratégia, de uma equipe de PMOs. Eu cuido de uma equipe de geração de demanda de growth e cuido de uma equipe de digital. Não é um Marketing puro, então, tudo que eu vivi colabora com o que eu faço hoje”, narra a CMSO.

“Aprender IA”: um passo essencial para o profissional de Marketing moderno

Christiane aconselha profissionais de Marketing a estarem sempre abertos às inovações tecnológicas. Segundo ela, a resistência à adoção de novas ferramentas pode limitar a competitividade no mercado. "Se eu não uso tecnologia, estou abrindo mão de eficiência", afirmou, reforçando que, no cenário atual, integrar dados e tecnologia não é mais uma opção, mas uma necessidade para alcançar resultados sustentáveis.

Na avaliação da CSMO, a inteligência artificial já é uma realidade consolidada. A experimentação da tecnologia, que pode ser integrada às atividades do dia a dia, é a principal recomendação para os que desejam aprimorar competências benquistas no mercado. “A dica de ouro é: usem pessoalmente. Interajam com aplicativos de IA, façam apresentações utilizando a tecnologia, criem minutas, atas de reunião, sintam na prática os benefícios que a IA pode trazer”, recomenda a profissional.


A necessidade de buscar aprendizados em disciplinas emergentes não é exclusiva aos profissionais aspirantes ou em início de carreira. “Essas inovações despertam em nós, executivos, a necessidade de conhecer, de inovar, de estudar, de treinar, de abrir tempo na agenda para ouvir o que há de novo e poder aplicar. A inovação deve fazer parte da cultura das empresas, e precisamos estar atentos a isso para sair na frente em um mercado que, em qualquer âmbito, é hoje muito competitivo”, pontua Christiane.

Ela ressalta que os eventos no setor de Marketing são particularmente enriquecedores. Eles oferecem uma oportunidade valiosa para entender as estratégias adotadas pelo varejo e pela indústria, acompanhar de perto inovações tecnológicas em destaque, verificar as movimentações dos concorrentes, antecipar tendências e criar conexões essenciais para o avanço deste aprendizado.

Leia também: CMO Agenda: novo programa do Mundo do Marketing com maiores executivos do Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme