Nos últimos anos, o Sam's Club quase dobrou sua base de sócios no Brasil, saltando de 1,8 milhões para 3,5 milhões de clientes associados. E enquanto os caminhos para o crescimento eram pavimentados por abordagens focadas em transformação digital, o trabalho de awareness promovido pela organização desempenhou um papel crucial.
Em entrevista concedida a Bruno Mello no CMO Summit 2024, Claudia Vilhena, CMO no Sam’s Club, explicou que as pessoas tinham muitas dúvidas quanto ao que é um clube de compras. “Somos o único clube no país que exige uma associação para comprar, e isso gera muita dúvida. Então, tudo começa com campanhas muito fortes de awareness, de contar quem somos”, disse.
Com o tempo, o conceito das campanhas de topo de funil foi levado para regiões fora de São Paulo com o intuito de explicar aos consumidores o valor de se associar ao clube. “Depois, utilizamos dados para identificar quem são esses sócios, quais perfis realmente rentabilizam e fazem sentido dentro do clube”, acrescentou a CMO.
Outro eixo para o aumento da base da Sam’s Club foi o foco na oferta de uma experiência de compra diferenciada, com produtos exclusivos e importados a preços competitivos. Isso não apenas atraiu novos sócios, mas também incentivou a fidelização dos existentes, melhorando a retenção e a satisfação do público.
Durante a entrevista, Claudia Vilhena falou sobre a importância da formação de parcerias com grandes empresas e programas de fidelidade para alcançar novos públicos e reforçou a importância dos dados para as empresas que prezam por campanhas personalizadas.
O papo com a CMO – e outros 150 líderes de Marketing que participam do CMO Summit 2024 – poderá ser assistido na íntegra nos dias 15, 16 e 17 de outubro. As inscrições para o evento seguem abertas no site.
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