Não importa o tamanho, o sucesso, ou a tradição: em algum momento, toda empresa enfrentará uma crise. A boa notícia é que a grande maioria dos problemas podem ser consertados, enquanto outra parte dos desafios podem nem chegar a impor prejuízos à reputação de um negócio que zela pela prevenção.
Estas foram algumas das percepções compartilhadas por Felipe Paniago, Co-Founder e CMO do Reclame Aqui, em entrevista ao CMO Summit 2024. Durante a conversa, o executivo reforçou que a prevenção de eventuais problemas sempre será uma opção mais interessante – do ponto de vista reputacional e financeiro – para as empresas.
Um dos primeiros requisitos para a manutenção saudável é que os líderes de negócios tenham noção do que está sendo dito e sentido pelos consumidores. É aí que entra o trabalho do Reclame Aqui. Criada como um espaço para capturar depoimentos de clientes, a plataforma assume um papel estratégico essencial para o monitoramento de crises.
Paniago ressaltou que os feedbacks contribuem não apenas para a identificação de crises em potencial, mas também para a localização da origem de cada problema. “A dica que eu dou é: leia as reclamações da sua empresa. Você vai descobrir coisas, vai prever problemas que não podem ser identificados em um relatório comum”, recomendou.
Mas nem tudo está perdido quando uma crise é identificada de forma tardia. Neste panorama, Paniago reforça que é proibido sentar em cima do problema. “É preciso dar a cara a tapa, reconhecer o erro e ver o que pode ser feito para consertar. Independente do tamanho da empresa, vamos todos nos reunir, é sala de guerra para todo mundo, até descobrirmos o que fazer”, finaliza.
CMO Summit 2024
Neste ano, o maior evento focado em CMOs do Brasil, terá a participação de mais de 150 lideranças de Marketing. Pontuando conversas em mesas-redondas, entrevistas, palestras e workshops, os profissionais compartilharão insights e detalhes estratégicos sobre o mercado, oferecendo um panorama 360º sobre o presente e o futuro do setor.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do CMO Summit 2024. Aberto a todos os interessados, o evento convida lideranças de Marketing, profissionais pioneiros do setor e todos os que trabalham direta ou indiretamente nesta área.
O CMO Summit 2024 acontece de forma online e gratuita nos dias 15, 16 e 17 de outubro.
Leia também: Spoiler CMO Summit! Do Gympass ao WellHub: a escolha de um nome para o pós-reposicionamento
COMPARTILHAR ESSE POST