MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

ChatGPT mode on: como funciona e quais são os cuidados com a plataforma de IA considerada revolucionária

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

22 de mar. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Seja entusiasta, seja “hater”. O ChatGPT já é o assunto do ano na área tech. A plataforma de inteligência artificial criada pela empresa OpenAI se tornou o aplicativo com crescimento mais rápido da história ao atingir 100 milhões de usuários ativos em janeiro, apenas dois meses após seu lançamento. O motivo de toda essa adesão permeia as novidades tecnológicas envolvidas no projeto, consideradas por muitos como revolucionárias. O novo bot de IA promete conversar, escrever poemas, letras de músicas, receitas e até criar programas de computador.   O ChatGPT é uma inteligência artificial treinada com base em um modelo de conversação. OU seja, seu algoritmo foi pautado em redes neurais e machine learning, com foco em diálogos. A ideia por trás desse projeto é aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente.   O bônus da ferramenta (e o ônus, talvez – falaremos mais adiante) está justamente em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas contextualizadas. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção a pontos-chaves, ao contexto e aos diferentes significados das palavras. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto. A princípio, o ChatGPT é gratuito, mas já está estabelecido um modelo de acesso pago pela OpenAI, inclusive para o mercado brasileiro.   Plataforma ainda está em fase de aprendizado   Como é uma tecnologia muito nova, o ChatGPT ainda está aprendendo a responder e a pesquisar. De acordo com o site da empresa, a plataforma apresenta algumas limitações até o momento:   – Pode ocasionalmente gerar informação incorreta.  – Pode ocasionalmente produzir instruções prejudiciais ou conteúdo enviesado.  – Tem conhecimento limitado sobre o mundo e eventos ocorridos depois de 2021.   Mau uso pode acontecer?   Embora o sistema integre recursos que impeçam sua utilização de forma nociva, como termos chulos e conteúdos que reforcem estereótipos ou aspectos de preconceito, a preocupação em torno da tecnologia consiste no mau uso para trapaças.   Estudantes podem recorrer ao ChatGPT para a entrega de redações exemplares, por exemplo, profissionais que usam textos como ferramentas de trabalho também poderão acessar a ferramenta para tal, ou quem sabe, serem substituídos por ela? O BuzzFeed, por exemplo, já anunciou a demissão de redatores e informou que utilizará mais o ChatGPT para criar conteúdos baseados em listas ou testes.    Em um artigo no site The Atlantic, o professor do ensino médio da Califórnia Daniel Herman aponta o temor em relação ao aprendizado dos alunos. Na visão do docente, é possível comparar esse tipo de recurso com a invenção da calculadora – que facilitou os cálculos – e do piano mecânico – o qual “rouba” a comunicação por meio da emoção humana.   Já o professor associado de comunicação da Maryville University Dustin York prefere ser mais otimista e entende que é possível aproveitar o ChatGPT como uma ferramenta para ajudar os alunos a pensar de forma crítica. Quando bem utilizada, pode, inclusive, ser útil para estudar para provas e concursos, e mais: auxiliar os próprios docentes na preparação de aulas.   Enfim, quando uma revolução tecnológica ainda recém-lançada bate à porta, há sempre os dois lados da moeda em jogo, por isso o céu ainda é o limite. A polêmica mora justamente nesse aspecto: até onde pode chegar?    Querendo ou não, o ChatGPT deu a deixa do que podemos esperar sobre o futuro da tecnologia no sentido de interação entre o usuário e a inteligência artificial. Na prática, muitas coisas vão mudar. Mas ainda há perguntas que assombram muitos pensamentos: os robôs poderão substituir as ideias filosóficas ou a sensibilidade humana? Será possível criar um mundo mais colaborativo entre homens e máquinas? Riscos de trapaças e fraudes sempre andarão atrelados à tecnologia? Bom, por ora, aguardemos as cenas dos próximos capítulos.    *Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme