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Cesta junina cresce 9,4% em 2025, ignorando instabilidade do setor

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

23 de jul. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A temporada de festas juninas mantém a sua relevância no varejo alimentar em 2025, mesmo com uma queda geral de 6,2% no faturamento do setor em junho, comparado a maio. Os produtos típicos da época se destacaram: a chamada cesta junina registrou alta de 9,4% na receita e de 7% no volume de tickets em relação ao mesmo período do ano passado, conforme aponta uma análise da Rock Encantech.

O estudo, que se baseia em 160 milhões de transações, indica que os consumidores fidelizados tiveram um papel decisivo nesse desempenho. Compradores recorrentes geraram um crescimento de 15,5% no faturamento da cesta junina e aumentaram em 12,3% o número de compras. 

Um dos principais fatores que influenciaram o comportamento do consumidor foi a alta média de 8,1% nos preços. Isso fez com que muitos buscassem alternativas mais acessíveis. O milho verde, por exemplo, teve o maior crescimento em volume (39,9%) graças à redução de 9,2% no preço médio. Já os doces industrializados, impactados por um aumento de 25% nos preços, cresceram apenas em faturamento (14,1%). O vinho de mesa, por sua vez, teve bom desempenho tanto em receita (30,6%) quanto em volume (21,3%).


Outros destaques

Entre os itens com maior destaque de vendas, aparecem também pipoca de micro-ondas, amendoim, curau e canjica. No geral, o faturamento médio mensal da cesta junina em junho foi muito superior à média dos meses anteriores de 2025. Produtos como pipoca de micro-ondas (244%), milho de pipoca (184%) e curau (111%) registraram aumentos expressivos em comparação com o primeiro semestre.

A performance dos produtos típicos abre espaço para estratégias mais segmentadas. Há grande oportunidade em intensificar a comunicação e valorizar os benefícios oferecidos, com ações personalizadas que levem em conta o comportamento dos shoppers, o que pode ampliar ainda mais os resultados nas próximas edições da temporada.

Para Fernando Gibotti, VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, o resultado reforça o potencial estratégico das festas juninas para o varejo alimentar, especialmente por oferecer uma cesta mais variada do que outras datas sazonais, como a Páscoa. Nestes contextos, produtos típicos mantêm uma demanda elevada, mesmo em categorias que normalmente são estáveis.

Leia também: Coca-Cola Brasil reforça tradição de guaranás regionais nas festas juninas

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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