MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Cerveja cresce em ocasiões fora de casa, mas perde 1,1 milhão de consumidores

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

4 de ago. de 2025

CATEGORIA

Notícias

63% dos brasileiros consomem cerveja fora do lar, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, onde o índice ultrapassa os 70%. Apesar da alta penetração, o número de consumidores caiu: entre agosto e dezembro de 2024, foram 1,1 milhão a menos em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme apontam dados do estudo Brand Footprint Brasil 2025.

Mesmo assim, o número de ocasiões de consumo fora de casa cresceu 20%, ultrapassando 41,4 milhões. Isso indica que, embora menos pessoas estejam consumindo, quem consome o faz com mais frequência. O gasto médio anual por pessoa fora do lar é de R$ 145,00, com uma média de quatro idas por ano.


Fatores decisivos

Entre as marcas mais escolhidas, a Brahma lidera o ranking com 113,9 milhões de Consumer Reach Points (CRP), métrica que combina penetração e frequência de compra. Na sequência estão Antarctica (93,8 milhões), Skol (76 milhões), Heineken (52,4 milhões) e Itaipava (33,4 milhões).

O sabor da cerveja é o principal fator de escolha (43%), seguido pelo desejo de matar a vontade (14%) e o hábito (14%). Experimentar novos sabores também desponta como tendência, com crescimento de 35% nas unidades consumidas com esse objetivo.


O consumo fora de casa é puxado por Millennials (1981–1996), Geração X (1965–1980) e Baby Boomers (1946–1964), que juntos representam mais de 70% das ocasiões registradas.

Atualmente, 10% dos brasileiros compram cerveja por delivery, com maior concentração de pedidos durante a noite e a madrugada. A prática é especialmente comum entre as classes AB, que respondem por 42% das ocasiões.

Leia também: Cerveja: Brahma é a mais consumida, mas Heineken é a favorita dos brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme