O Mercado Livre publicou a primeira edição do MELI Trends Brasil, uma publicação que analisa como os hábitos de consumo refletem os interesses dos usuários na plataforma. As buscas por itens de Casa & Decoração cresceram quase 25% em 2024, e a categoria foi campeã de buscas no ano.
O comportamento dos consumidores também foi impactado por fenômenos culturais. O sucesso da cantora Ana Castela gerou quase dez buscas por minuto por produtos relacionados a ela. O show de Madonna na Praia de Copacabana também movimentou o mercado e provocou um pico de buscas por camisetas e mídias relacionadas à cantora entre os meses de abril e maio.

Na avaliação de Roberta Donato, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre, a forma como o brasileiro pesquisa e compra está em constante transformação, e o relatório demonstra o conceito na prática. 86% dos brasileiros utilizam a plataforma tanto para comprar quanto para buscar ofertas (Kantar) – um indício de que os interesses de compra refletem diretamente as tendências culturais do país.
Destaques da pesquisa
Entre as categorias mais buscadas, Casa & Decoração se destacou como a principal. Esse aumento foi impulsionado pelo interesse em tornar os ambientes domésticos mais aconchegantes e funcionais, especialmente com a consolidação do home office. Produtos como jogos de lençol, luminárias, tapetes e móveis compactos lideraram as vendas.
A segunda categoria mais pesquisada foi Moda & Beleza, que apresentou um crescimento de 16% ao longo do ano. O tênis foi o item de moda mais vendido, registrando um aumento de 40% em relação a 2023, enquanto os perfumes lideraram a categoria de Beleza, com um crescimento de 61%.

Já a categoria de Eletrônicos ficou na terceira posição entre as mais pesquisadas, impulsionada pela demanda constante por smartphones, notebooks e dispositivos de entretenimento. Modelos como o Samsung Galaxy S23 e o Apple iPhone 13 estiveram entre os produtos mais buscados, especialmente durante a Black Friday, período de maior volume de vendas.
Entre os produtos mais pesquisados ao longo do ano, o Jogo de Lençol Queen se destacou como o mais vendido no Brasil pelo segundo ano consecutivo. A alta demanda foi impulsionada pelo desejo de melhorar o conforto da casa, com um volume de vendas tão expressivo que, se empilhados, os lençóis comercializados cobririam mais de 18 vezes a Arena Pacaembu.

O Samsung Galaxy S23 também esteve entre os itens mais procurados, enquanto o Apple iPhone 13, mesmo não sendo um lançamento recente, permaneceu entre os mais vendidos, impulsionado por promoções e condições de parcelamento facilitadas. Outro destaque foi o Kit Camisetas Básicas Masculinas, refletindo a popularidade da moda casual e confortável.
A Creatina Monohidratada encerra a lista dos cinco produtos mais buscados, consolidando-se como um dos itens mais populares no segmento fitness. O crescimento da preocupação com saúde e bem-estar foi evidente, com uma média de 30 buscas por segundo pelo termo "fitness" ao longo do ano.
Leia também: Mercado Livre aumenta em 50% o budget de ações para a Black Friday
COMPARTILHAR ESSE POST