MADE POSSIBLE BY

Powered by

Carros elétricos: a estratégia da VW para reverter a queda nas vendas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

6 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Carros elétricos: a estratégia da VW para reverter a queda nas vendas

A Volkswagen avança no mercado de veículos elétricos (EV) com o desenvolvimento do ID. EVERY1. Criado para ser “pequeno e acessível”, o carro chegará ao mercado europeu em 2027 como um preço estimado em 20 mil euros (cerca de R$124 mil). O projeto é desenvolvido como uma peça-chave na estratégia da Volkswagen de ampliar a oferta elétrica a um público mais amplo.

O conceito ID. EVERY1 atinge uma velocidade máxima 130 km/h e é equipado com um motor elétrico recém-desenvolvido de 94 cavalos de potência (70 kW). A ideia é entregar um carro compacto, capaz de vencer obstáculos diários e levar famílias do ponto A ao ponto B sem grandes surpresas ou custos. O projeto é descrito como um “carro elétrico para as massas”.

Com a crescente concorrência no setor de EVs, a marca alemã quer se posicionar como um dos principais participantes no segmento de elétricos econômicos. A empresa pretende lançar nove novos modelos de EV até 2027, focando em consumidores que priorizam custo-benefício. O modelo ID. 2All será lançado ainda este ano, com preço de 25 mil euros (cerca de R$155 mil) e deverá servir de termômetro para o desenvolvimento do EVERY1.

A abordagem da Volkswagen responde à queda nas vendas totais de veículos elétricos em toda a Europa, que tem o custo dos veículos como causa principal. Os registros de carros elétricos caíram 9,5% em novembro de 2024 – queda impulsionada principalmente por uma redução significativa nos registros na Alemanha (-21,8%) e na França (-24,4%), conforme informações divulgadas pela Associação Europeia de Fabricantes de Veículos (ACEA).

O futuro da VW

A Volkswagen está colaborando com a fabricante norte-americana de EVs Rivian para aprimorar o software dos veículos, reduzindo o número de unidades de controle eletrônico, minimizando a fiação e simplificando a fabricação. Essa abordagem tem como objetivo reduzir custos e aumentar a eficiência da produção, garantindo que os EVs acessíveis mantenham qualidade sem comprometer o desempenho.

O aumento da oferta também passa pela eletrificação de marcas consolidadas no portfólio da montadora, como Up! e Polo. O Up! elétrico será lançado em 2027, com um motor de 95 cavalos de potência e autonomia de 250 km, custando cerca de £17.000 (cerca de R$125.000).Já o ID. Polo contará com um motor de 226 cavalos de potência e uma autonomia de 450 km, com preço inicial de £21.000 (US$ 26.500). Modelos como Golf, Tiguan e Passat também ganharão novas versões elétricas no futuro.

Leia também: Estudo "EcoDrivers" mapeia preferências do consumidor de carros elétricos no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar