Entre a Black Friday e o Natal existem, exatamente, 26 dias. Nos últimos anos, este intervalo adquiriu uma significativa relevância comercial tanto para as marcas que buscam maneiras de capitalizar estratégias de fim de ano, quanto para o consumidor que quer economizar na hora de fazer as compras.
Um levantamento divulgado pela agência Do Follow sugere que parte significativa do interesse do consumidor na Black Friday nasce do desejo de aproveitar os descontos e antecipar alguns itens da lista de compras para o Natal. A avaliação levou em consideração termos comumente buscados no Google durante o período.
Neste panorama, o termo “presentes de natal” aparece com notável relevância, acompanhado de buscas descritas pelas frases "presentes de Natal para funcionários", "presentes de Natal infantis", "presentes de Natal baratos", cujos aumentos repentinos consolidam uma tendência em alta no país.
Curiosamente, a avaliação publicada pela Do Follow mostra picos precoces de buscas pelo termo “presentes de natal” nas primeiras semanas de outubro. Tais consultas podem ter sido motivadas pelo atual comportamento dos consumidores brasileiros, que fazem pesquisas com antecedência para garantir ofertas justas durante a Black Friday.
O papel das empresas
Na avaliação de Wellington Glogovchan, co-fundador da agência Do Follow, o consumidor está mais atento às suas necessidades, buscando ofertas em categorias específicas, e as empresas precisam estar prontas para atender essa demanda com agilidade, levando ofertas que façam sentido para cada perfil de cliente.
Glogovchan ressalta que este objetivo passa precisamente pelo desenvolvimento de estratégias de Marketing focadas e personalizadas. A gerência eficiente dos estoques também é uma medida crucial para evitar rupturas e garantir a disponibilidade dos produtos ao longo de uma temporada de compras conhecida pela alta demanda.
Tanto nos canais físicos quanto nos digitais, treinar equipes para oferecer aos clientes atendimentos de qualidade é um passo essencial. Com um grande volume de consumidores iniciando as compras nos canais virtuais e concluindo nas lojas, as landing pages devem ser otimizadas com estratégias de SEO e receber melhorias de navegabilidade.
A sinergia entre Black Friday e compras natalinas representa, para muitos consumidores, uma forma de otimizar gastos e garantir a qualidade dos presentes para amigos e familiares. Ao entender esse contexto e oferecer promoções alinhadas ao que os consumidores buscam, empresas poderão maximizar seus resultados.
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