A Black Friday se consolidou no calendário brasileiro como um momento decisivo para o varejo, mas os consumidores estão cada vez mais exigentes. De acordo com uma pesquisa da Brazil Panels em parceria com a Conexão Vasques, 44,3% dos consumidores só compartilham ofertas acima de 50% como vantajosas, evidenciando um comportamento mais cauteloso e bem informado.
Essa demanda por descontos reais e benefícios adicionais, como frete grátis e cashback, reforça a importância de campanhas transparentes e estratégicas para capturar a atenção e a confiança do público. Além disso, categorias como eletrônicos e eletrônicos seguem liderando os interesses de compra, enquanto comparadores de preços ainda representam uma oportunidade pouco explorada para facilitar o planejamento de quem busca as melhores promoções.
Diversos setores do mercado prepararam ofertas para a data. As promoções incluem descontos de até 80%, frete grátis, atendimento personalizado e coleções selecionadas especialmente para a ocasião. Confira abaixo os detalhes de cada campanha.
Asus
A ASUS preparou promoções imperdíveis com descontos de até 60% em produtos tanto para este fim de semana quanto para a Cyber Monday, que acontece na próxima segunda-feira (2). Entre os destaques, está o combo de notebooks Vivobook Go 15 e Vivobook 16X, com 50% de desconto, por R$ 4.949,10 à vista. Para os gamers, os modelos ROG Strix G16 e TUF Gaming F15 terão condições especiais, garantindo uma oportunidade imperdível aos fãs de jogos.
Na Cyber Monday, além dos notebooks gamers e de produtividade, os smartphones premium da ASUS, como o Zenfone 10 e o ROG Phone 8 Pro, também estarão com ofertas atrativas.
LG
A LG está com ofertas em diversos itens como TVs, equipamentos de áudio, máquinas lava e seca, geladeiras, monitores e projetores, além de aparelhos de ar-condicionado, para que os consumidores levem para casa produtos com a mais alta tecnologia e inovação a preços reduzidos.
Para esta data tão importante, a LG está preparando diversas ações para que os consumidores possam levar o conceito de "Life's Good" para dentro de casa. Além de promoções na loja online, com descontos de até 50%, frete grátis e parcelamento em 12 vezes, os clientes vão poder adquirir os equipamentos por meio das principais lojas de varejo, que contam com toda linha da LG.
Singer
A Singer, fabricante de máquinas de costura, traz descontos de até 30% para a Black Friday. Os consumidores poderão aproveitar ofertas na loja oficial da marca e em parceiros varejistas como Casas Bahia, Havan, Lojas Cem, Gazin, Bemol, Tech Shop e Rcell. A iniciativa busca atender desde empreendedores que utilizam a costura como fonte de renda até quem a enxerga como um hobby ou ferramenta funcional.
De acordo com dados internos, o Sudeste concentra 46% dos usuários de máquinas Singer, seguido pelo Nordeste (25%), Sul (15%) e Norte e Centro-Oeste (14%). A frequência de uso varia conforme o perfil do consumidor: 31% utilizam as máquinas diariamente para fins profissionais, enquanto 47% as utilizam semanalmente, sendo que na região Sul mais da metade dos usuários segue esse padrão.
A marca também registra um aumento no interesse de públicos jovens. Segundo dados de e-commerce, 37% dos consumidores têm entre 18 e 34 anos. Outras faixas etárias também se destacam, com 20% entre 35 e 44 anos, 18% entre 45 e 54 anos e 15% entre 55 e 64 anos.
A campanha "Transforme seu trabalho com a Número 1 da costura!" foi lançada para a Black Friday, com presença na TV aberta e nas plataformas digitais. As promoções podem ser acessadas na loja oficial e nas redes varejistas parceiras, integrando diferentes canais para atender consumidores de todas as regiões do Brasil.
Beleza na Web
A Beleza na Web está com uma verdadeira temporada de benefícios únicos para os clientes, com descontos de até 80% em produtos selecionados, cupons exclusivos, brindes especiais e ofertas relâmpago.
Inspirada no calendário do advento, uma contagem regressiva realizada normalmente no mês de dezembro até a chegada do Natal que se tornou um dos maiores ícones de desejo para beleza e que tem roubado a cena nas redes sociais através de produtos abertos diariamente para curtir o momento, a campanha traz descontos exclusivos para cada dia da Beauty November, até a chegada do tão esperado dia 29, a sexta-feira conhecida como Black Friday.
Durante todo o mês de novembro, 16 mil produtos foram promocionados em diferentes mecânicas espalhadas em todas as plataformas da marca - site, aplicativo e lojas físicas. A Beauty November é um momento crucial para a Beleza na Web, uma vez que impulsiona descobertas de beleza, atrai novos clientes, além de fortalecer o relacionamento com os clientes já existentes, enquanto destaca os nossos pilares de curadoria, descoberta e especialista de beleza.
Petlove
A Petlove traz a "Pet Friday", período de ofertas da marca, desta vez com uma comunicação inspirada em mercados e feiras. Com duração de um mês, as opções chegam até 80% de desconto em diversas categorias de produtos, como medicamentos, rações, acessórios e brinquedos. As possibilidades ainda se estendem ao setor de serviços, com descontos especiais para planos de saúde para animais de estimação. Além disso, os consumidores encontrarão promoções com as seguintes mecânicas: compre um produto e leve um brinde; produto com desconto na segunda unidade ou combo, quando o consumidor compra algumas unidades e obtém desconto.
Ainda, durante a Pet Friday, a empresa disponibilizará cupons especiais para o e-commerce em que os tutores podem ganhar brindes de acordo com as mecânicas promocionais específicas. Entre eles, estão um porta ração, uma bolsa organizadora, um cooler ou um peitoral NBA.
DrogaVet
A DrogaVET, rede de farmácias de manipulação veterinária já está no 4º ano da Black Week, promoção semanal que contempla produtos de higiene e prevenção da saúde.
A empresa preparou descontos em antipulgas e kits práticos para os cuidados diários.
Todos os kits estarão com 30% de desconto para pedidos realizados durante o período de 25 a 30 de novembro e ainda contêm um nécessaire de brinde. Já para a compra exclusiva de antipulgas, de uso oral ou tópico, o cliente conta com 20% de desconto.
O kit Pet na Brisa inclui lenços umedecidos para limpeza das patas e protetor solar para aplicação principalmente nas áreas mais expostas ao sol, como focinho, pontas de orelhas, abdômen e outras áreas sem pelo.
Outra medida preventiva regular e que merece atenção especial no clima quente é o uso de antipulgas e repelentes. O kit Bafinho Cheiroso vem um creme dental com sabor e uma espuma bucal também com flavorizante e opções de fórmulas a escolher. A higiene bucal evita o mau hálito, a gengivite e a formação de placas dentárias.
Reclame AQUI
O Reclame AQUI realizou uma pesquisa sobre as intenções de compra para a Black Friday 2024, revelando que o consumidor está mais cauteloso e focado em aproveitar descontos na reta final da data, a chamada "xepa das promoções". Com as compras mais condicionadas a preço, reputação das marcas e avaliações de outros consumidores, muitos apostam em melhores condições nos momentos finais, reforçando uma postura mais estratégica e menos impulsiva.
A cautela reflete o amadurecimento do consumidor, que está mais atento a fatores como confiabilidade e histórico das empresas, frequentemente pesquisados no Reclame AQUI. Em relação aos gastos, 43,54% dos consumidores planejam desembolsar entre R$ 1 mil e R$ 4 mil, enquanto 27,05% pretendem gastar valores mais baixos, entre R$ 100,00 e R$ 500,00.
Outro destaque é a mudança nas prioridades de consumo: itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, estão no topo da lista, enquanto o parcelamento no cartão de crédito ganha força como forma de pagamento. A Black Friday deste ano também mostra um consumidor dividido entre antecipar compras de Natal e esperar por condições melhores. A pesquisa aponta para um mercado online predominante e a importância de ferramentas de confiança, como reviews e monitoramento de preços, para evitar golpes e garantir boas oportunidades.
Comgás
A Comgás, maior distribuidora de gás encanado da América Latina, anuncia campanha para a Black Friday de 2024. Entre os dias 25/11/2024 e 02/12/2024, os clientes residenciais e comerciais poderão contratar serviços como instalação de novos pontos de gás e revisão de equipamentos com isenção da taxa de visita (R$53,00).
Para participar, basta contratar os serviços no site www.solucoes.comgas.com.br ou ligar para a central de atendimento no 08000-110-197. A campanha é válida para clientes já ligados à rede e que não estejam em reforma, garantindo a agilidade no atendimento. Se necessário, o serviço contratado poderá ser reagendado até 31/12/2024, sem perda da isenção da taxa de visita.
Aramis e Urban Performance
A Aramis Inc, house of brands que contempla as marcas Aramis e Urban Performance, realiza mais uma edição da sua Best Friday. Para este ano, a marca promoverá uma série de ações promocionais durante o mês de novembro nos seus principais canais de venda: lojas físicas, e-commerce e aplicativo.
Com ofertas exclusivas e descontos de até 75%, a Aramis e Urban Performance promovem iniciativas promocionais para o seu portfólio de produtos, com itens que se conectam com o lifestyle dos homens contemporâneos, além de opções para todos os estilos e ocasiões. Confira mais sobre a Best Friday da Aramis e Urban Performance no site oficial das marcas e, neste link, fotos dos principais produtos em promoção.
MRV&CO
A MRV&CO lançou a campanha "Black November" com condições exclusivas para facilitar a compra da casa própria, abrangendo imóveis de todos os segmentos econômicos. No Rio de Janeiro, a Sensia Barra, voltada para o público de médio e alto padrão, e quatro empreendimentos da MRV — Spazio Life, Pedra de Guaratiba, Enseada do Mar e Residencial Tulum — participam da promoção com entrada parcelada em até 60 vezes, possibilidade de uso do 13º salário como vale-desconto de até R$ 3 mil e subsídios regionais. Até o fim deste mês, a construtora oferece esquema de cashback, com 50% do valor de entrada retornado ao cliente como desconto, que pode chegar a R$ 30 mil dependendo do empreendimento escolhido.
Vivara
A Vivara, por meio das suas marcas Vivara e Life, traz até 02 de dezembro, uma seleção especial de joias para a Black Friday 2024. Sob o tema "Joias que Encantam", há descontos de até 50%, unindo sofisticação e qualidade.
A seleção de itens promocionais inclui joias da Vivara em ouro amarelo, branco e rosé com pedras como diamantes, pérolas, topázios, safiras, além de acessórios e relógios de marcas como Tommy Hilfiger, Lacoste, BOSS, entre outros. Já os colecionáveis da Life são ótimas opções de presente para quem busca algo marcante e inesquecível de forma mais acessível. Todas as joias das marcas se destacam por serem verdadeiros símbolos de qualidade, estilo e versatilidade.
Inter
O Inter liberou mais de R$ 1,1 bilhão em limite de crédito para a Black Friday de 2024. O objetivo é aumentar o poder de compra para o grande evento do varejo do ano. Nesta edição terá ofertas em diversas categorias de até 70% de desconto e até 40% de cashback no Shopping do Super App.
A ampliação dos limites é válida para clientes elegíveis nas modalidades de cartão de crédito e crediário digital, também conhecido como Buy Now, Pay Later (BNPL). Somente no crediário, serão R$ 711 milhões em limites para os clientes que atenderem os critérios definidos pelo Inter. Quem usar o BNPL para fazer compras na Orange Friday terá a primeira parcela do pagamento debitada apenas em janeiro de 2025.
Everest
A Black Friday da Everest, oferece descontos de até 20% em seus produtos. Esse é o maior percentual concedido pela companhia em todo o ano. Até 29 de novembro, as ofertas seguem o desconto de 10% nos modelos refrigerados, como Star e Fit, e 20% off no purificador sem refrigeração Baby. O consumidor pode fazer suas compras pelo site ou com as revendas, com opção de parcelamento da compra em até 12x e frete grátis, uma das condições mais procuradas pelos clientes na Black Friday.
Loja do Mecânico
A Loja do Mecânico, aposta em uma estratégia robusta para a Black Friday 2024, projetando um crescimento de 20% nas vendas em relação ao ano anterior. Com uma abordagem omnichannel, a campanha inclui descontos progressivos de até 80%, cupons exclusivos, consórcios facilitados, entre outros. Além disso, a empresa promove a Live de Ofertas Black Friday no dia 28, reunindo influenciadores do setor e patrocinadores para apresentar produtos com condições exclusivas.
Em destaque entre as ofertas, estão: jogo de soquete e chaves, com desconto de 35%, jogo de ferramentas, com desconto de 51%, jaqueta refletiva de resfriamento à bateria, desconto de 68%, refratômetro portátil, com 69% de desconto, tocha de solda MIG 3M, com 71% de desconto e conjunto cabo e porta eletrodo, com 79% de desconto.
CNA Idiomas
Com o objetivo de aproveitar as oportunidades do período de consumo aquecido impulsionado pela Black Friday, o CNA Idiomas lança a Red November com descontos e condições especiais de pagamento durante todo o mês e válidos para todas as escolas do Brasil. Os novos alunos, ex-alunos e pessoas que já estudam inglês ou espanhol em outra escola (conforme regulamento) terão desconto de 70% no primeiro material didático e parcelamento em até 12x no material didático.
As condições especiais são válidas apenas para os novos estudantes que fizerem a matrícula durante o período da promoção (até 30/11/2024), na contratação de dois estágios do curso. O desconto de 70% será aplicado no material didático correspondente ao primeiro estágio do curso contratado. No caso de ex-alunos CNA, para ter direito aos benefícios da Red November é preciso que o contrato anterior tenha sido encerrado há mais de 180 dias. Já as pessoas que atualmente estudam inglês ou espanhol em outras escolas e gostariam de migrar para o CNA nesse período poderão ter, além dos descontos, a cobertura da mensalidade anterior com valor mínimo da parcela mensal de R$ 199 (contratação anual).
Burger King
A marca está com uma promoção de dois BK Franguinhos por apenas R$0,25. Para anunciar a promoção de Black Friday, a rede enviou um PIX de um centavo para seus membros do Clube BK anunciando a oferta por preço de só uma moeda. Depois disso, o BK lançou um chatbot no WhatsApp, onde você pode mandar a sua chave para receber um PIX da marca e aproveitar a promoção.
Popeyes
A Casa de Frango Frito está convidando todos a conhecerem o frango crocante, sequinho e suculento que só o Popeyes sabe fazer! Até dia 29 de novembro, você pode comprar dois mini-filés por só R$0,25 para se apaixonar pelo sabor da rede. E depois que você gamar, pode levar duas Pop Box na oferta de Black Friday, saindo por apenas R$25,90. Nela, você leva oito mini-filés e uma porção de batata frita com tempero cajun!
Subway
Nesta Black Friday, Subway está deixando os "sanduichinhos" da concorrência para trás. Nos dias 29 e 30 de novembro, a rede de restaurantes lança uma promoção especial para matar a fome de verdade e não pesar no bolso! As ofertas são imperdíveis: na compra de um Sub 15cm Frango Defumado com Cream Cheese, ele vira um Footlong de 30cm. Mas se o cliente tiver muita fome ou quiser compartilhar, na compra de um Footlong™ de 30cm Frango Defumado com Cream Cheese, o cliente ganha outro grátis! São dois Subs Frango Defumado com Cream Cheese pelo preço de um.
DOTZ
A Dotz quer aproveitar a Black Friday para trazer ainda mais pessoas para vivenciar a plataforma e os benefícios oferecidos e vai sortear um milhão de Dotz para um de seus clientes. O saldo que poderá ser trocado por produtos, passagens, experiências e muitos outros itens.
Esfera
A Esfera, programa de recompensas do Grupo Santander, tem a "Best Week", de 25 a 29 de novembro. Durante o período, os clientes poderão aproveitar ofertas pensadas tanto para acumular mais pontos quanto para resgatar produtos e serviços com descontos exclusivos. Destaque para os bônus especiais de transferência de pontos para as principais companhias aéreas, garantindo ainda mais vantagens para quem planeja viajar.
LATAM Pass
No LATAM Pass, programa de fidelidade da LATAM Airlines, os clientes que adquirirem viagens durante a Black Friday ganham cupons para concorrer a um ano de categoria Black, normalmente conquistada por viajantes mais frequentes. Além disso, a companhia vai lançar uma série de vídeos com o humorista Fábio Porchat, para contar histórias engraçadas sobre viagens.
Smiles
A Smiles, programa de fidelidade da GOL, iniciou a Orange Friday, campanha em duas fases. Uma primeira de aquecimento, com incentivo para os participantes juntarem e utilizarem milhas com ofertas exclusivas, e a segunda com oportunidades que foi até 28/11. São promoções de passagens aéreas, incluindo opções para resgate com milhas mais dinheiro, e outros serviços para o viajante como passeios, hotéis, aluguel de carros com até 60% de desconto e seguros. Além disso, haverá promoções especiais no dia 29/11 e a Travel Tuesday, um dia inteiro de ofertas exclusivas após a Black Friday.
Vertem
A Vertem, empresa especializada em fidelização e geração de engajamento tanto para o público empresarial quanto para o consumidor, irá realizar campanhas de incentivo e fidelidade para uma base de 4 milhões de clientes selecionados. A empresa aposta na hipercustomização para falar com cada participante, de acordo com seu perfil, saldo de pontos e comportamento de resgate. Com isso, espera aumentar as transações durante a Black Friday em 30%.
Leia também: Black Friday 2024: confira as ofertas da categoria de alimentação
COMPARTILHAR ESSE POST