A Black Friday de 2024 promete ser uma das mais relevantes dos últimos anos, segundo levantamento do Cuponomia. Este ano, 93% dos consumidores entrevistados disseram que pretendem fazer compras durante a Black Friday, uma diferença expressiva em relação aos 69% que afirmaram ter comprado em 2023.
Quando o assunto é a forma de pagamento, o cartão de crédito segue como a escolha predominante dos consumidores, com 76% das intenções. A pesquisa observou um leve crescimento na utilização do PIX e cartão de débito, que chegou a 21% dos respondentes, frente aos 20% do ano passado.
Os dados deste ano mostram que os eletrodomésticos continuam liderando as intenções de compra, com 39% das preferências dos consumidores, enquanto a categoria de Moda e Acessórios se destaca com um aumento notável, subindo de 32% em 2023 para 38% em 2024.
Apesar de não figurar entre os preferidos, a categoria de alimentação vem apostando na data para lucrar. O setor de varejo alimentício, por exemplo, está otimista para a Black Friday deste ano, com projeções de crescimento no faturamento. De acordo com dados da Neotrust Confi, o varejo online deve registrar um aumento de 9,1% nas vendas durante a semana principal da promoção, que termina no dia 29 de novembro.
A data, que se consolidou como uma das mais relevantes para o comércio, especialmente o eletrônico, promete alavancar as vendas no segmento de alimentos, à medida que consumidores aproveitam as ofertas para estocar itens essenciais e aproveitar promoções exclusivas.
Seguindo essa tendência, a Daki projeta um aumento de até 30% nas vendas durante o período de novembro. Com um reforço de promoções e campanhas agressivas ao longo do mês, a expectativa é alcançar até 50% ou 60% de crescimento nas vendas em determinadas categorias.
Segundo um levantamento realizado pela NielsenIQ Ebit, o número de pedidos de produtos de gôndola cresceram mais de 157% durante o mesmo período no ano passado. Além disso, os dados mostram que o faturamento das vendas online dos produtos de giro rápido, como Alimentos e Bebidas, foram o grande destaque da Black Friday de 2023 e cresceram 91% nas vendas em comparação com 2022.
É pensando nisso que empresas do setor já se preparam para o aumento da demanda, reforçando estoques e investindo em campanhas promocionais direcionadas e utilizando a oportunidade para atrair diferentes perfis de consumidores.
Veja o que as marcas estão fazendo:
Giraffas
O Giraffas preparou uma promoção especial para a Black Friday deste ano. No dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês, os clientes que comprarem o combo Burger Americano Duplo nas lojas físicas ganharão outro sanduíche igual.
Luciana Morais, Diretora de Marketing e Trade do Giraffas, comenta sobre a escolha do produto para a campanha especial de Black Friday. "O combo Burger Americano Duplo é um dos nossos sanduíches mais amados. Queremos que essa promoção reflita o que nossos clientes mais gostam no Giraffas: qualidade, sabor e preço justo. A ideia é que aproveitem a "GiraFriday" dividindo nosso combo com alguém especial", ressalta Luciana.
O combo Burger Americano Duplo tem preço sugerido a partir de R$31,00, conforme a tabela Brasil, podendo variar conforme a região. A promoção "GiraFriday" será válida em todas as unidades da rede exclusivamente no dia 29 de novembro, exceto Tabela Portos.
Kopenhagen
A Kopenhagen lançou a Kop Week, assinada pela Agência GINGA. Com o conceito "Descontos Que Marcam Momentos", a comunicação destaca o desconto exclusivo de 30% na segunda unidade de um dos chocolates mais conhecidos da marca: a Nhá Benta.
Todos os assets e conteúdos produzidos para campanha fazem referência ao marshmallow, trabalhando fundos brancos e elementos acolchoados que passam a sensação de maciez. Como principais peças, além dos vídeos de apetite appeal e produção de fotos, a campanha conta com um 3D exclusivo criado pela GINGA e também com uma série de vídeos estrelados pelo ator Cauã Reymond.
Além da Nhá Benta, outros chocolates selecionados estão com descontos exclusivos na Kop Week. Em sua segunda fase, a campanha também trará panettones em condições especiais para os consumidores anteciparem seu Natal.
McDonald’s
O McDonald's traz novas oportunidades para os clientes aproveitarem alguns dos seus produtos favoritos com preços especiais no app. Até o dia 24 de novembro, os consumidores poderão aproveitar ofertas exclusivas e benefícios no programa de fidelidade Meu Méqui, com descontos que vão de sanduíches clássicos a opções para o café da manhã.
22 a 24/nov: Combo com 2 sanduíches (Big Mac, Cheddar McMelt ou Quarterão) + Refri Refil por R$ 33,90
Outras ofertas válidas até dia 24 de novembro:
Tasty Turbo + Bebida 500ml por R$ 29,90
2 McOfertas Médias Big Mac por R$ 53,90
McShake Ovomaltine + Extra Ovomaltine por R$ 11,90 (em parceria com Ovomaltine)
Queijo Quente + Café Premium 200ml por R$ 7,90
Pão de Queijo Cheddar + Café Premium 100ml por R$ 5,00
Ofertas no Programa de Fidelidade Meu Méqui até 01/12:
Cheeseburger: 50% OFF por 6 mil pontos
McFlurry Ovomaltine: 50% OFF por 20 mil pontos
Casquinha: 50% OFF por 3 mil pontos
Todas as ofertas estão disponíveis para resgate no aplicativo do Méqui, e os participantes do programa de fidelidade acumulam pontos a cada compra identificada, podendo trocá-los por produtos no futuro.
Pizza Hut
A Pizza Hut está oferecendo promoções e descontos exclusivos para os clientes tanto no delivery quanto nas lojas físicas, garantindo conveniência, sabor e opções para todos os gostos.
"A Black Friday é uma oportunidade para estimular a experimentação do nosso portfólio diversificado, aumentar o volume de transações e incentivar o consumo em momentos coletivos, como reuniões familiares ou entre amigos. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência completa e acessível, com ofertas vantajosas que atendam a todos os gostos e necessidades, gerando experimentação e consideração de marca", afirma Camilla Ortenblad, Diretora de Marketing e Comercial da Pizza Hut no Grupo IMC (International Meal Company).
Confira as promoções exclusivas para novembro:
No iFood:
Até 22 de novembro: Compre uma pizza média ou grande e ganhe outra.
No canal próprio (App da Pizza Hut):
De até 24 de novembro: 50% de desconto em pizzas grandes com borda de requeijão.
De 25 a 29 de novembro: 50% de desconto em pizzas grandes da linha PAN.
Nos restaurantes:
De 18 a 22 e de 25 a 29 de novembro durante o horário do almoço, aqueles que comprarem uma pizza individual levarão a segunda de graça (promoção válida para os sabores Pepperoni e Marguerita, das 12h às 16h59. Não cumulativa).
Brasil Cacau
Este ano, a Brasil Cacau preparou uma série de ofertas exclusivas para adoçar ainda mais o mês de novembro, oferecendo preços imperdíveis em trufas, mini trufas, itens de linha e até produtos natalinos, sendo uma ótima oportunidade para quem pretende adiantar as compras de Natal.
As trufas e mini trufas da marca estão com preços reduzidos: as trufas por R$2,99 e as mini trufas por apenas R$1,99. Os consumidores poderão aproveitar essa promoção até o dia 2 de dezembro, garantindo suas delícias preferidas para presentear ou saborear. Além disso, itens selecionados estarão com desconto de 30% no mesmo período. Entre eles: Gato Mia, Dinda, Caixa Experiências, Caixa Harmonia, etc.
Para quem já está se preparando para o Natal, a Brasil Cacau traz ainda uma oferta exclusiva de produtos natalinos a partir do dia 22/11. Até o dia 2 de dezembro será possível encontrar uma seleção especial de itens com 25% de desconto, facilitando a escolha dos presentes e adoçando as celebrações de fim de ano. É a chance de comprar Mini Panettone Trufado por R$ 20,99, Panettone Avelã por R$ 71,24, Panettone Gato Mia Duo por R$ 56,24, entre outras opções com preços imperdíveis.
Linea
A Linea Alimentos iniciou o Esquenta Black Friday com promoções imperdíveis para atrair os consumidores antes do grande dia. Entre os destaques, estão descontos de até 50% em produtos selecionados, frete grátis para pedidos acima de valores específicos, além de kits personalizados com até 50% OFF e frete fixo de apenas R$9,99 para o estado de São Paulo.
Durante a semana da Black Friday, os clientes poderão usufruir de ainda mais promoções, com descontos que podem atingir 70% em produtos selecionados. No site da marca, os clientes encontram diversos produtos da Linea com condições especiais, incluindo adoçantes, chocolates, geleias e shakes, categorias com grande procura nesta época.
"Esperamos expandir as vendas em 30% em comparação ao mesmo período de 2023. A estratégia não só visa atrair novos consumidores, como também fortalecer a fidelidade da base de clientes, proporcionando uma experiência de compra diferenciada e alinhada às suas expectativas", afirma Simone Andrade, Gerente de E-commerce da Linea Alimentos.
Estratégias da Linea para a Black Friday:
Produtos com até 70% OFF durante a semana da Black Friday.
Descontos progressivos: quanto mais produtos você compra, maiores são os descontos.
Kits especiais com até 50% OFF, desenvolvidos para atender diferentes perfis de consumo.
Frete fixo de apenas R$ 9,99 para todo o estado de São Paulo.
Frete grátis em compras acima de valores específicos.
Brindes personalizados em compras selecionadas, garantindo uma experiência única.
Taco Bell
A Taco Bell promoverá sucessos do cardápio por R$ 9,90 entre os dias 26 e 29 de novembro, em lojas selecionadas do Brasil. Exclusivamente para pedidos no balcão da loja, os Taco Lovers poderão escolher entre um Burrito Supreme (1 unidade por CPF) ou dois Crunchy Tacos Supreme (4 unidades por CPF) por apenas R$ 9,90.
Especialmente no dia 29 de novembro, sexta-feira, a rede oferecerá uma porção de nachos por apenas R$ 1,00 – limitando a duas unidades por CPF.
O Burrito Supreme é um dos principais produtos da Taco Bell. Acompanha uma tortilla macia de trigo recheada com carne moída, feijão mexicano, cebola, queijo prato, sour cream, alface e tomate. Já o Crunchy Taco Supreme, também muito popular, acompanha uma tortilla crocante de trigo recheada com carne moída, sour cream, queijo prato, alface e tomate.
Como opção vegetariana, a carne moída pode ser substituída por feijão, e o cliente pode escolher os produtos sem ou com pimenta suave, moderada ou forte. As promoções de Black Friday são válidas nas lojas, Center 3, Internacional Guarulhos, Aricanduva, SP Market, Eldorado, Bourbon, Center Norte, Tamboré, Dom Pedro, Grand Plaza, Morumbi, Metro Tatuapé, Mooca, Ibirapuera, São Caetano, Piracicaba, de São Paulo. E as lojas de Botafogo, Nova América, Tijuca, Barra Shopping e Niterói, do Rio de Janeiro. Para localizar a unidade mais próxima, acesse o site.
T.T. Burger
No próximo dia 29 de novembro, os clientes da T.T. Burger serão presenteados com um 'Sacode' de 400ml, nome dado aos milkshakes da hamburgueria, na compra de um dos dois mais famosos hambúrgueres da marca.
Os participantes são o 'T.T. Burger', composto por 180g de blend angus premium, queijo meia cura derretido, tomate e alface orgânica, toque de acidez com picles de cebola roxa agridoce e molho T.T. no pão pintado; e a opção vegetariana 'Futuro T.T.', que traz 120g de burger 100% vegetal, queijo meia cura, tomate e alface orgânica, toque de acidez com cebola roxa agridoce e ketchup de páprica no pão pintado.
Essa será a oportunidade ideal para conhecer o mais novo sabor de 'Sacode' do T.T. Burger, considerado a promessa da marca para o verão. O Cheesecake de Goiabada traz ao público uma mistura entre duas sobremesas queridinhas e famosas entre o público, com sorvete de baunilha com cream cheese, compota de goiabada e biscoito crocante. Também será possível escolher entre outros sabores do cardápio, como , Paçoca, Doce de Leite, Nutella, Brownie e Ballena.
A promoção estará disponível em todas as unidades do T.T. Burger do país (Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória).
Leia também: Evino investe em ofertas personalizadas e cashback progressivo na Black Friday
COMPARTILHAR ESSE POST