MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

BI no trade Marketing digital e o poder da comunicação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de nov. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Segundo o relatório Data Age 2025, do International Data Corporation (IDC), divulgado recentemente, a quantidade de dados consumida em 2020 foi de cerca de 59 ZB (zettabytes, ou 59 trilhões de gigabytes), que significa 200 bilhões de gigabytes por dia.

Mas afinal, que número é esse?

Para efeito de comparação, a Biblioteca do Congresso Americano, a qual tem cerca 39 milhões de livros além de 128 milhões de outros itens, é estimada em 20 milhões de gigabytes. Desta forma, a quantidade de dados produzida diariamente no mundo é equivalente a 10 mil vezes todo o volume de informação da maior biblioteca do mundo moderno.

E o que se faz com tanta informação?

Calma lá: vale dizer que dado é diferente de informação. Informação é aquilo que você extrai depois de analisar os dados. Quando uma pessoa ou um algoritmo agrupa, co-relaciona, interpreta os dados e extrai deles algo que possa realmente ser utilizado, isso é informação.

Nossa equipe de Business Intelligence aqui na STANDOUT, por exemplo, é obsessiva em produzir as informações precisas para que as marcas e varejos se comuniquem perfeitamente com seus shoppers. Sim, comunicação é a chave do sucesso!

Dados de um determinado público, sobre um certo tipo de produto, em um ambiente específico nos ajudam a obter a informação de como implementar a melhor comunicação entre marcas e consumidores.

E todos ganham, em especial o shopper ao qual se deseja garantir o conhecimento necessário para uma decisão de compra consciente.

Claro que com mais de 100 milhões de shoppers acessando nossos conteúdos em centenas de e-commerce, o volume de dados a serem tratados e analisados é realmente gigantesco, mas ao direcionar o trabalho para um resultado bem definido ("como podemos ser mais eficientes na comunicação"), fazemos com que todos os esforços trabalhem na mesma direção.

Portanto, tenha um foco bem claro, definido e delimitado para não se afogar nesse mar infinito de dados.

Voltando ao nosso exemplo, o resultado desta análise com foco, são marcas que de fato conhecem seus shoppers, sabem como falar com eles e principalmente valorizam o que esse público responde: cada nova interação com seu produto é uma nova oportunidade de escutar sua valiosa opinião.

Conhecer a opinião deste universo de shoppers é o melhor e mais valioso feedback que as marcas podem receber sobre seus produtos. Mas isso já é mais uma nova rodada de análises de BI e que vai ficar para um outro artigo.

*Andrea Miranda é Cientista de Computação, com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Além disso, é cofundadora e CEO da STANDOUT, martech referência em trade marketing digital e auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos no último ponto de contato digital, que é a página de produtos dos e-commerces. Andrea é reconhecida como Winning Women'21 pela EY e também Top 3 no Empreendedorismo Feminino pela 100 Open Startups.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme