O consumo de bebidas energéticas no Brasil registrou um crescimento expressivo no último ano. A categoria conquistou 22 milhões de novos domicílios nos 12 meses encerrados em setembro de 2024, alcançando 38% dos lares brasileiros, conforme aponta novo levantamento da divisão Worldpanel da Kantar.
O avanço se deu apesar da elevação de 3,8% nos preços em relação ao mesmo período anterior, indicando um consumidor cada vez mais disposto a adquirir volumes maiores a cada compra, com aumento de 3,1% no volume por viagem.
O crescimento foi impulsionado por todas as classes sociais, com destaque para consumidores das classes AB com mais de 40 anos. Entre os formatos que ganharam protagonismo estão as latas com mais de 400 ml e as garrafas PET entre 1,5L e 2L, que ajudaram a explicar o aumento do volume por compra.

A expansão da categoria também está ligada à performance nos canais de venda, especialmente hipermercados e atacarejos, com força nas regiões Sudeste e no agrupamento Norte + Nordeste.
O movimento de alta também se confirmou fora do lar. Fora de casa, a categoria passou a atingir 22% da população, com cerca de 9 milhões de novos consumidores, que compram em média 2,6 vezes por ano. O perfil predominante inclui jovens de até 29 anos, pertencentes às classes C e DE, que representam 40% do consumo fora de casa.

Os principais pontos de compra incluem canais de impulso, ambulantes e redes de supermercados. Regiões metropolitanas do Sul e a Grande Rio de Janeiro lideram o consumo OOH, com destaque para o período da tarde como faixa horária de maior frequência.
O levantamento foi realizado com base no Painel de Consumo da Kantar, que monitora 11.300 domicílios em todas as regiões e faixas sociais do Brasil, representando 60 milhões de lares. A análise comparou o período de 12 meses encerrado em setembro de 2024 com o mesmo intervalo do ano anterior.
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