Conhecido como a Copa do Mundo das Conferências de tecnologia, o Web Summit, chegou em terras brasileiras, terras cariocas para ser mais exata, pela primeira vez fora da Europa, no dia 1º de maio e vai até quinta-feira, dia 05, no Riocentro. O evento reunirá mais de 21 mil participantes, 500 investidores e mais de 970 startups, além de mais de 100 horas de palestras, masterclasses, sessões de mentoria e inúmeros stands de empresas.
Sim, o início foi marcado por algumas filas, trânsito, especialmente na saída, dificuldades sonoras para os painéis menores, palestras curtas demais, em torno de 20 minutos, não possibilitando aprofundar muitos os assuntos, porém, mesmo com essas dificuldades, foi possível acompanhar e fazer parte de ótimas discussões, entre os temas como a evolução da creator economy, os impactos e possíveis regulamentações da AI, novos modelos de inovação, tendências de comportamento e impactos no mundo do marketing para 2024, seguindo pautas semelhantes ao do SXSW, que aconteceu em março em Austin, no Texas.
Ah, importante mencionar que, além dos temas acima, o Web Summit Rio é o perfeito ecossistema para networking, já que reúne grandes empresas e profissionais do mundo corporativo, investidores e startups, em um único lugar.
Minhas principais reflexões nesse início do evento?
1. Omnichannel não é uma tendência, é uma realidade. Segundo Neil Patel, Founder na NP Digital, especialista em marketing digital e assíduo nos eventos de inovação e marketing aqui no Brasil, se a sua marca ou negócio não tiver, você estará fora do jogo. Omnichannel não é mais novidade, é premissa básica para você engajar, se comunicar e vender para os seus clientes e consumidores. Tudo precisa estar funcionando de forma muito integrada e essa sincronia, entre os canais e os diversos pontos de contato, é premissa essencial. Além disso, Patel comentou sobre um exemplo do Google, um projeto chamado Magi, que promove, através dos avanços da inteligência artificial, uma mudança que parte da curadoria de conteúdo para a criação de conteúdo, trazendo experiências ainda mais personalizadas e facilitando as compras, com menos clicks e etapas. 2. Criatividade continua sendo um ponto de diferenciação para qualquer empresa ou profissional. Ela é uma das habilidades cruciais para, no ecossistema atual, com tantos dados e as mesmas fontes de informação, ser a maneira de se diferenciar. Na palestra sobre o que é mais importante, criatividade ou timing, Alain Sylvain, Founder and CEO da SYLVAIN, faz essa reflexão de maneira clara, reforçando essa mensagem e trazendo o timing correto como potencializador da criatividade. Adorei! 3. Como chegar no Peak Innovation? Também na discussão Alain Sylvain, sobre modelos de inovação, ele trouxe um conceito muito interessante de chegar no Peak innovation que é a poderosa combinação de três elementos: a. Culture climate b. Individual appetite c. Innovation infrastructure.
É essa sobreposição de fatores que faz com que uma inovação chegue no seu auge.
Você participou do início do Web Summit Rio? Quais foram seus insights? Hoje tem mais.
*Ana Paula Krainer é Executiva de Marketing e Parceira do Mundo do Marketing.
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