A Zoox, unidade de veículos autônomos adquirida pela Amazon, começou a oferecer ao público um serviço de robotáxi em Las Vegas, com viagens gratuitas em uma área restrita da cidade que inclui pontos turísticos da famosa avenida Las Vegas Strip e arredores. O lançamento acontece após dois anos de testes na cidade.
A estreia pública marca o primeiro serviço comercial em larga escala da empresa com seu veículo projetado especificamente para transporte autônomo — um modelo elétrico bidirecional sem volante ou pedais que acomoda até quatro passageiros.

O acesso às viagens será feito por meio do aplicativo da Zoox, que mostra pontos de embarque e desembarque pré-definidos. Na fase inicial, as corridas serão gratuitas, um movimento pensado para familiarizar turistas e moradores com o serviço.
Projetado desde o início como um robotáxi, o veículo tem disposição com assentos frente a frente, telas e recursos como carregamento sem fio, enquanto a plataforma de percepção combina radares, lidar, câmeras e sensores infravermelhos. A Zoox também obteve aprovações federais que permitiram operar sem controles tradicionais de direção.
Cerca de 50 unidades foram desenvolvidas para atender à fase inicial do projeto. A empresa pretende escalar o volume gradualmente conforme a demanda e o amadurecimento regulatório junto ao estado de Nevada. A finalização do processo burocrático, aliás, será o marco inicial para a definição dos futuros preços do serviço.
Leia também: Inovação gera retorno acima de 30%, mas ROI ainda é desafio para empresas
COMPARTILHAR ESSE POST







