O YouTube é a plataforma digital de anúncios preferida pelos profissionais de Marketing no recorte global, conforme apontam dados divulgados pela Kantar no estudo Media Reactions 2024. Curiosamente, no entanto, a rede social não aparece entre os canais de ads favoritos dos consumidores, lista de preferência liderada pela Amazon.
Considerando o gosto do consumidor, a lista dos cinco principais canais publicitários globais é formada, além da Amazon, por TikTok, Instagram, Google e Netflix. Já sob a ótica dos profissionais de Marketing, os principais veículos para a publicação de ads são, além do YouTube, Instagram, Google, Netflix e Spotify.
No mercado latino-americano, o cenário é um pouco diferente. Entre os profissionais da região, a preferência muda para Google (81.8%), Instagram (80%) e Youtube (72.2%). Popular entre consumidores e profissionais em outras regiões, por aqui, o Netflix aparece na sétima posição, com 56%.
X diminui, offline cresce
A confiança dos profissionais de Marketing no X diminuiu significativamente no último ano, impulsionada por preocupações com segurança da marca e percepções negativas em relação à inovação e confiança, passando de 22% em 2022 para 12% em 2024. A América Latina também apresentou queda nesse sentimento, saindo de 23.9% em 2023 para 19.6% em 2024.
Em função da insegurança, 26% dos profissionais de Marketing planejam reduzir os gastos com anúncios no X em 2025. Esse número sobe para 31.9% na América Latina, um aumento que deverá ser potencializado pela suspensão da plataforma no Brasil. Na avaliação da Kantar, os profissionais de Marketing são guardiões da marca e precisam confiar plenamente na estabilidade das plataformas que utilizam.
A análise mostra que os anúncios nos pontos de vendas (PDV) ocupam o primeiro lugar no ranking de preferência do consumidor global ao interagir com publicidade. A Kantar explica que os anúncios no PDV são vistos como particularmente confiáveis e úteis e não têm conotações negativas, como serem intrusivos.
Na avaliação de Leonardo Pinheiro, gerente de mídia e digital da divisão Insights da Kantar, ainda que os meios digitais sejam percebidos como mais divertidos e animados, os consumidores brasileiros também reforçam a noção de que os meios offline mantêm a liderança em termos de confiança e qualidade.
Isso porque os consumidores nacionais têm como canal preferido o rádio (55%), com os eventos patrocinados em segundo lugar (53%). Revistas, Out of Home e Jornais fecham o Top 5. Curiosamente, os anúncios no PDV, preferidos pelos consumidores globais, ocupam apenas a sétima posição entre os brasileiros.
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