MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Almoço fora de casa fica 22,1% mais caro e muda hábito do brasileiro em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Almoçar fora de casa ficou 22,1% mais caro no Brasil no primeiro trimestre de 2025. Segundo o estudo Consumer Insights 2025, produzido pela Worldpanel, o gasto médio por ocasião alcançou R$ 35,40. Com isso, houve uma queda de 2,7% nas ocasiões de consumo fora do lar e um aumento de 1,5% nas refeições feitas dentro de casa.

Apesar do avanço nos preços, o tradicional prato feito (PF) segue entre as preferências fora do lar, impulsionado por dois principais motivos: “matar a fome” e “hábito”. Dentro desse cenário, o consumo de carne bovina aumentou 19,3 pontos percentuais, sinalizando a preferência por refeições mais completas, mesmo diante da alta nos custos.


O estudo também aponta uma desaceleração no avanço do consumo fora do lar. Entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024, o crescimento foi de quase 26%. Já na comparação entre os primeiros trimestres de 2024 e 2025, o aumento caiu para 13,5%.

Dentro de casa, a praticidade dita o ritmo. Houve crescimento de 1 ponto percentual nas ocasiões com pratos e lanches prontos, e um salto de 5,7 p.p. nas refeições com tempo de preparo de até 30 minutos. Carnes bovinas e frango também ganharam espaço nas refeições domésticas, com alta de 0,6 p.p. cada, refletindo a valorização de proteínas tradicionais na rotina alimentar.


Na avaliação de Manoel Paiva, gerente sênior da Worldpanel, o almoço se tornou um momento-chave para compreender as transformações nos hábitos alimentares dos brasileiros neste início de ano. O consumidor está reorganizando suas escolhas ao longo do dia para equilibrar necessidade e orçamento, o que impacta diretamente onde e como ele decide almoçar.

O Consumer Insights acompanha o comportamento de consumo dos brasileiros em categorias como alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Esta edição abrange sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Leia também: Consumo fora de casa cresce 28% em 2024, mas alta nos preços impacta brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme