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7 tendências para ficar de olho no setor de cuidados corporais

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26 de set. de 2024

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Notícias

7 tendências para ficar de olho no setor de cuidados corporais
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7 tendências para ficar de olho no setor de cuidados corporais

O setor de cuidados com o corpo é um dos principais eixos para o crescimento da indústria de beleza em 2024. Nos últimos meses, pesquisas sobre produtos que reúnem qualidade e utilidade cresceram mais de 1.000% no Google Trends – o que aponta para o aumento do nível de informação do consumidor sobre as melhores alternativas na categoria.

Pensando nisso, empresas inseridas neste setor fariam bem em olhar para as tendências de consumo, principalmente as indicadas pelo público. O portal Cosmetics Design Europe separou sete projeções sobre áreas que deverão nortear o mercado de cuidados com o corpo no curto prazo.

Utilidade em alta

Conhecido como “beautility” no exterior, o conceito de que os produtos para cuidados com a pele podem e devem fazer mais pelos usuários está em alta. Encaixam-se nesta descrição as opções que oferecem mais de uma função em uma única solução, por exemplo.

Da parte do consumidor, o portal identificou o desejo de utilizar menos produtos no dia-a-dia. Este público estaria disposto a pagar mais caro em itens melhores e mais funcionais, desde que os diferenciais sejam notados.

A beleza do Oriente

A busca por produtos formulados à base de ingredientes naturais e plantas típicas da região conhecida como extremo-oriente está aumentando. Por exemplo, o rastreador de tendências Spate identificou nos Estados Unidos uma alta de 208% nas pesquisas por “sabonete de cúrcuma”, planta originária da Índia.

No relatório “Body Care Trends”, de 2024, a Spate observou que os consumidores são atraídos por remédios e ingredientes antigos para cuidados com a pele do corpo e do rosto. Essa tendência destaca o desejo por fórmulas limpas e naturais, que nutrem e reparam a pele de forma holística.

Não se esqueça do protetor solar

Foi-se o tempo em que a aplicação do protetor solar se limitava aos dias de visita à praia. Cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, o produto é reconhecido pela indústria como um produto multifuncional, que deve ser usado de forma recorrente ao longo do ano.

Os protetores solares, aliás, são uma boa porta de entrada para o “beautility”, primeira tendência da lista. Percebendo este potencial, fabricantes internacionais estão criando fórmulas diversificadas, capazes de oferecer benefícios além da proteção UV.

Desodorantes ganham destaque

A tradicional composição de alguns dos desodorantes mais populares do mercado tem sido questionada há algum tempo. Em função disso, as pesquisas por produtos sem alumínio cresceram 27,6% desde o ano passado, conforme apontam dados do relatório Bodycare and Deodorant Market 2024, da Mintel.

Para contornar o problema, players do mercado internacional apostam na formulação de produtos alternativos, contendo ingredientes vegetais. Marcas como a Megababe mostraram o caminho para a criação de desodorantes que não apenas previnem o odor, mas também ajudam a melhorar a textura da pele.

A beleza da África Ocidental

Nativos de regiões da África Ocidental, ingredientes como manteiga de karité, baobá e óleo de semente de moringa são cada vez mais buscados por consumidores que conhecem seus benefícios para a pele.

Esses ingredientes não são apenas famosos por suas propriedades nutritivas, mas também são considerados agentes anti-inflamatórios que podem proteger contra condições como psoríase, eczema e dermatite.

Confirmando a tendência, um relatório publicado pela Statista aponta que marcas de beleza africanas reportaram um crescimento anual de receita estimado em 6% no ano passado.

Personalização de produtos impulsionada pela Inteligência Artificial

Não é incomum encontrar aplicativos e ferramentas empoderadas por IA sendo empregados em análises de textura de pele e na posterior prescrição de soluções como rotinas de cuidados personalizadas para cada caso.

Com o aumento das vendas on-line, a tendência é que marcas inseridas no universo digital desenvolvam artifícios cada vez mais sofisticados para que os consumidores possam “experimentar” os produtos de interesse.

A personalização oferece uma oportunidade para as marcas reduzirem a sobrecarga do consumidor e criarem experiências personalizadas que atendam às necessidades individuais.

Cultura da prevenção

Estudos apontam que o equilíbrio do microbioma da pele aumenta as defesas naturais e minimiza a irritação e outras condições inflamatórias, como a acne corporal. O portal prevê uma mudança em direção a produtos infundidos com ingredientes probióticos e prebióticos em loções corporais e itens de cuidados pessoais, como desodorantes.

*Com informações de CosmeticsDesign Europe.

Leia também: Mary Kay investe em FOOH para anunciar nova linha de skincare

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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