MADE POSSIBLE BY

Powered by

7 em cada 10 líderes de Marketing sentem-se pressionados no cargo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

25 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A rotina dos líderes de Marketing nunca foi tão desafiadora, e o estudo “Como é o presente e o futuro do CMO”, realizado pelo Mundo do Marketing em parceria com o Instituto Qualibest e apresentado ao CMO Summit 2025 atesta essa realidade.

Sete em cada dez profissionais de Marketing se sentem muito pressionados em suas funções, e isto não acontece por acaso: para 60% dos entrevistados durante o estudo “CMO Summit Tracking 2025”, realizado pelo Mundo do Marketing em parceria com o Instituto Qualibest e apresentado ao CMO Summit 2025  a principal cobrança é gerar demanda e atrair novos clientes (39%) — justamente a atribuição mais valorizada pelos líderes. 

Realizada entre maio e junho com 70 profissionais em cargos de chefia — incluindo CMOs, diretores e heads — a pesquisa traça um panorama do papel atual do Marketing dentro das organizações, seus desafios, competências mais exigidas e a visão de futuro para os próximos anos.

Apesar da pressão, 89% dos respondentes consideram o departamento de Marketing relevante ou totalmente relevante para a empresa, e 79% afirmam que sua área ganhou espaço nos últimos dois anos. Por outro lado, apenas metade acredita que o Marketing consegue, de fato, comprovar seus resultados em comunicação e vendas.

A busca por comprovação de resultados está diretamente ligada ao avanço das metodologias baseadas em dados. Disciplinas como “Data Driven” e “Marketing analítico” aparecem entre as mais importantes hoje e são vistas como ainda mais relevantes para o futuro. Já áreas tradicionalmente valorizadas, como planejamento estratégico e Marketing de performance, tendem a perder importância nos próximos anos.

Pontos de atenção para o futuro dos CMOs

Inteligência Artificial (63%) lidera o ranking de desafios de aprendizagem dos CMOs. A tecnologia, embora amplamente discutida, ainda não foi totalmente absorvida pelo setor. Na sequência, aparecem a mensuração de resultados e o uso de dados (57%), a automação de Marketing (46%) e o omnichannel (44%). A experiência do cliente (37%) também é citada como uma das principais dificuldades atuais.

As lacunas na integração entre áreas são outro ponto de atenção. Apesar da forte conexão com o time de vendas, departamentos estratégicos como tecnologia, Trade Marketing, produto e recursos humanos ainda têm baixa integração com o Marketing, revelando um obstáculo importante na era da centralidade no cliente e da automação inteligente.

A aplicação de metodologias modernas, como Growth Marketing, Marketing Ágil e estratégias data driven, ainda encontra resistência. Embora cerca de 60% das empresas afirmem já adotar práticas ágeis, essa ainda é a abordagem menos disseminada entre os entrevistados. Growth e data driven, por outro lado, são as que mais entregam bons resultados na visão dos profissionais.

Quando projetam o futuro da profissão, os executivos apostam em áreas como customer experience, retail media e live Marketing como tendências emergentes. Já disciplinas como publicidade tradicional e trade Marketing devem perder parte do protagonismo nos próximos anos.

O levantamento reforça que, mais do que nunca, o papel do CMO é equilibrar comunicação e negócio — e essa dualidade é reconhecida pelos próprios profissionais. Para 59% dos entrevistados, ambas as atribuições têm o mesmo peso. Neste sentido, o futuro do Marketing será, inevitavelmente, construído em cima dessa intersecção: dados, tecnologia, criatividade e pressão por resultado.

Leia também: CMO Summit 2025: 10 lições do Duolingo para profissionais de Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar