MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

7 em cada 10 líderes de Marketing sentem-se pressionados no cargo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

25 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A rotina dos líderes de Marketing nunca foi tão desafiadora, e o estudo “Como é o presente e o futuro do CMO”, realizado pelo Mundo do Marketing em parceria com o Instituto Qualibest e apresentado ao CMO Summit 2025 atesta essa realidade.

Sete em cada dez profissionais de Marketing se sentem muito pressionados em suas funções, e isto não acontece por acaso: para 60% dos entrevistados durante o estudo “CMO Summit Tracking 2025”, realizado pelo Mundo do Marketing em parceria com o Instituto Qualibest e apresentado ao CMO Summit 2025  a principal cobrança é gerar demanda e atrair novos clientes (39%) — justamente a atribuição mais valorizada pelos líderes. 

Realizada entre maio e junho com 70 profissionais em cargos de chefia — incluindo CMOs, diretores e heads — a pesquisa traça um panorama do papel atual do Marketing dentro das organizações, seus desafios, competências mais exigidas e a visão de futuro para os próximos anos.

Apesar da pressão, 89% dos respondentes consideram o departamento de Marketing relevante ou totalmente relevante para a empresa, e 79% afirmam que sua área ganhou espaço nos últimos dois anos. Por outro lado, apenas metade acredita que o Marketing consegue, de fato, comprovar seus resultados em comunicação e vendas.

A busca por comprovação de resultados está diretamente ligada ao avanço das metodologias baseadas em dados. Disciplinas como “Data Driven” e “Marketing analítico” aparecem entre as mais importantes hoje e são vistas como ainda mais relevantes para o futuro. Já áreas tradicionalmente valorizadas, como planejamento estratégico e Marketing de performance, tendem a perder importância nos próximos anos.

Pontos de atenção para o futuro dos CMOs

Inteligência Artificial (63%) lidera o ranking de desafios de aprendizagem dos CMOs. A tecnologia, embora amplamente discutida, ainda não foi totalmente absorvida pelo setor. Na sequência, aparecem a mensuração de resultados e o uso de dados (57%), a automação de Marketing (46%) e o omnichannel (44%). A experiência do cliente (37%) também é citada como uma das principais dificuldades atuais.

As lacunas na integração entre áreas são outro ponto de atenção. Apesar da forte conexão com o time de vendas, departamentos estratégicos como tecnologia, Trade Marketing, produto e recursos humanos ainda têm baixa integração com o Marketing, revelando um obstáculo importante na era da centralidade no cliente e da automação inteligente.

A aplicação de metodologias modernas, como Growth Marketing, Marketing Ágil e estratégias data driven, ainda encontra resistência. Embora cerca de 60% das empresas afirmem já adotar práticas ágeis, essa ainda é a abordagem menos disseminada entre os entrevistados. Growth e data driven, por outro lado, são as que mais entregam bons resultados na visão dos profissionais.

Quando projetam o futuro da profissão, os executivos apostam em áreas como customer experience, retail media e live Marketing como tendências emergentes. Já disciplinas como publicidade tradicional e trade Marketing devem perder parte do protagonismo nos próximos anos.

O levantamento reforça que, mais do que nunca, o papel do CMO é equilibrar comunicação e negócio — e essa dualidade é reconhecida pelos próprios profissionais. Para 59% dos entrevistados, ambas as atribuições têm o mesmo peso. Neste sentido, o futuro do Marketing será, inevitavelmente, construído em cima dessa intersecção: dados, tecnologia, criatividade e pressão por resultado.

Leia também: CMO Summit 2025: 10 lições do Duolingo para profissionais de Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme