Em uma realidade moldada pelo custo de vida, atributos ecológicos e expectativas de bem-estar, as marcas precisam estar atentas a esses temas que estão no centro do comportamento dos consumidores em todo o mundo, segundo a Euromonitor. No relatório Top Global Consumer Trends 2025, foram detalhadas cinco tendências importantes que moldam o comportamento do consumidor em todo o mundo.
As principais tendências identificadas no relatório incluem "Healthspan Plans", com foco no crescente desejo do consumidor por longevidade e melhor saúde ao longo do tempo. De acordo com o relatório, 52% dos consumidores acreditam que serão mais saudáveis nos próximos cinco anos do que são agora.
Já a tendência "Eco Logical", mostra que a sustentabilidade continua sendo uma consideração essencial para os consumidores que estão cada vez mais avaliando produtos com base em valores pessoais e benefícios demonstráveis. No segundo trimestre de 2024, as unidades de manutenção de estoque (SKUs) on-line com alegações de sustentabilidade atingiram 5 milhões em 11 setores de bens de consumo de movimento rápido (FMCG) em 25 países, segundo dados da Euromonitor.
Também há um movimento em direção ao conservadorismo financeiro, chamado de "Wiser Wallets", com ênfase em economia e gastos conscientes. A esse respeito, foi notado que apenas 18% dos consumidores frequentemente faziam compras por impulso em 2024.
A tendência "Filtered Focus" mostra uma fadiga do consumidor com notificações e escolhas excessivas, levando a uma preferência por opções de compra simplificadas. O relatório indica que 42% dos consumidores fizeram compras via livestreaming, achando o meio eficaz para entender os recursos do produto ou serviço.
Por fim, "AI Ambivalent" descreve as percepções do consumidor sobre inteligência artificial, equilibrando o ceticismo com a avaliação pragmática. Apesar das preocupações sobre os resultados da IA, 43% dos consumidores consideraram a IA generativa uma fonte de informação confiável.
De olho nas gerações
A pesquisa destaca ainda que a geração Y e a geração Z lideram a adoção de tecnologia de monitoramento de saúde, enquanto mais da metade dos consumidores realizaram pesquisas extensas antes de comprar produtos ou serviços em 2024. Além disso, 46% dos produtos de beleza e cuidados pessoais on-line fizeram alegações de sustentabilidade, marcando a maior participação entre as categorias de varejo digital.
Em relação às compras on-line, 34% dos consumidores identificaram a facilidade de pagamento por meio de carteiras digitais como uma melhoria fundamental, enquanto 46% dos profissionais preveem que a IA generativa aumentará a capacidade de suas empresas de fornecer sugestões de compras inteligentes no próximo ano.
Para Stella Vatcheva, chefe sênior de inovação de práticas na Euromonitor International, os consumidores estão cada vez mais conscientes quando se trata de gastos. O executivo apontou que as pessoas buscam produtos e serviços que sejam confiáveis, fornecendo soluções de longo prazo e direcionadas e reforçou que priorizar a inovação e a fidelidade nas estratégias de negócios será essencial para abordar a evolução do comportamento do consumidor e impulsionar o crescimento.
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