MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

4 perfis de consumidores moldam a jornada de compras na Black Friday

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

25 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

4 perfis de consumidores moldam a jornada de compras na Black Friday
4 perfis de consumidores moldam a jornada de compras na Black Friday
4 perfis de consumidores moldam a jornada de compras na Black Friday

À medida que a Black Friday se aproxima, as marcas ajustam suas estratégias para aproveitar ao máximo os dados, de um dos maiores eventos de consumo do Brasil. Este ano, a previsão é de movimentação de R$ 9,3 bilhões, 9,1% a mais que em 2023, a 14ª edição promete recordes no varejo, segundo estudo da Logan.

Para as empresas, conhecer os anseios desses perfis não é apenas uma oportunidade de aumentar as vendas, mas também de fortalecer a conexão com os consumidores, construindo relacionamentos duradouros.

Para entender melhor a jornada de consumo, a Logan mapeou os comportamentos predominantes entre os consumidores. Com base em dados de geolocalização e consumo de smartphones, a empresa identificou quatro perfis principais: aficionados, planejados, observadores e moderados.

“Compreender as particularidades de cada grupo é fundamental para personalizar campanhas e oferecer experiências que realmente atendam às expectativas dos consumidores”, explicou Fábio Sant'Anna, diretor de vendas da Logan.

Aficionados - Esse grupo, composto por 24 milhões de pessoas, é majoritariamente feminino (55%) e pertence às classes ABC (81%). Eles buscam descontos em produtos desejados, sendo altamente engajados com promoções.

Planejados - O cluster dos Planejados reúne cerca de 61 milhões de usuários exclusivos, sendo 52% do sexo feminino e 48% do masculino. A maior parte desse grupo pertence às classes A, B e C (86%), com 62% dos indivíduos entre 18 e 54 anos de idade. Esses consumidores apreciam experiências variadas durante as compras, frequentemente explorando novas marcas e produtos.

Observadores - Compreende 30 milhões de usuários únicos (49% mulheres e 51% homens), vimos que estes pertencem principalmente às classes ABC (76%) e têm entre 18 e 54 anos (62%). Tem preferência por comparar ofertas para garantir vantagens antes de efetuar a compra, preferindo finalizar suas transações em lojas físicas (84%).

Moderados - O menor grupo, com 15 milhões de consumidores, destaca-se pela sua prudência. Composto por cerca de 15 milhões de usuários únicos, também com uma divisão equilibrada entre gêneros (51% mulheres e 49% homens). A maioria desse grupo se situa nas classes A, B e C (71%) e também está concentrada na faixa etária de 18 a 54 anos (55%). Eles possuem tendências de consumo com produtos já conhecidos, e procuram não exagerar.

Leia também: Interesse por Black Friday cai mais de 50% no Brasil em 2024

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme