À medida que a Black Friday se aproxima, as marcas ajustam suas estratégias para aproveitar ao máximo os dados, de um dos maiores eventos de consumo do Brasil. Este ano, a previsão é de movimentação de R$ 9,3 bilhões, 9,1% a mais que em 2023, a 14ª edição promete recordes no varejo, segundo estudo da Logan.
Para as empresas, conhecer os anseios desses perfis não é apenas uma oportunidade de aumentar as vendas, mas também de fortalecer a conexão com os consumidores, construindo relacionamentos duradouros.
Para entender melhor a jornada de consumo, a Logan mapeou os comportamentos predominantes entre os consumidores. Com base em dados de geolocalização e consumo de smartphones, a empresa identificou quatro perfis principais: aficionados, planejados, observadores e moderados.
“Compreender as particularidades de cada grupo é fundamental para personalizar campanhas e oferecer experiências que realmente atendam às expectativas dos consumidores”, explicou Fábio Sant'Anna, diretor de vendas da Logan.
Aficionados - Esse grupo, composto por 24 milhões de pessoas, é majoritariamente feminino (55%) e pertence às classes ABC (81%). Eles buscam descontos em produtos desejados, sendo altamente engajados com promoções.
Planejados - O cluster dos Planejados reúne cerca de 61 milhões de usuários exclusivos, sendo 52% do sexo feminino e 48% do masculino. A maior parte desse grupo pertence às classes A, B e C (86%), com 62% dos indivíduos entre 18 e 54 anos de idade. Esses consumidores apreciam experiências variadas durante as compras, frequentemente explorando novas marcas e produtos.
Observadores - Compreende 30 milhões de usuários únicos (49% mulheres e 51% homens), vimos que estes pertencem principalmente às classes ABC (76%) e têm entre 18 e 54 anos (62%). Tem preferência por comparar ofertas para garantir vantagens antes de efetuar a compra, preferindo finalizar suas transações em lojas físicas (84%).
Moderados - O menor grupo, com 15 milhões de consumidores, destaca-se pela sua prudência. Composto por cerca de 15 milhões de usuários únicos, também com uma divisão equilibrada entre gêneros (51% mulheres e 49% homens). A maioria desse grupo se situa nas classes A, B e C (71%) e também está concentrada na faixa etária de 18 a 54 anos (55%). Eles possuem tendências de consumo com produtos já conhecidos, e procuram não exagerar.
Leia também: Interesse por Black Friday cai mais de 50% no Brasil em 2024
COMPARTILHAR ESSE POST