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4 maneiras de usar a tecnologia para aumentar a segurança em PMEs

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

12 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

4 maneiras de usar a tecnologia para aumentar a segurança em PMEs
4 maneiras de usar a tecnologia para aumentar a segurança em PMEs
4 maneiras de usar a tecnologia para aumentar a segurança em PMEs

Com a chegada das festas de fim de ano, o varejo opera em ritmo acelerado para atender ao aumento da demanda, impulsionando a economia e as vendas. No entanto, esse período também traz desafios aos lojistas, como o aumento de furtos e roubos. 

Em 2023, furtos internos e externos representaram 31,7% das perdas no varejo, conforme apontam dados divulgados pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Para Gustavo Maciel, Gerente de Varejo da Hikvision, a tecnologia se consolida neste contexto como uma ferramenta crucial para garantir segurança, prevenir perdas e otimizar operações.

O profissional ressalta que soluções de monitoramento avançadas permitem análises em tempo real do fluxo de pessoas nas lojas, incluindo quem entra, quanto tempo permanece e até quem passa pela entrada sem entrar. Com o suporte da Inteligência Artificial, os dados coletados ajudam na tomada de decisões imediatas, regulando a densidade do espaço e auxiliando no planejamento de equipes e atendimento. 

segurança

Maciel listou quatro dimensões específicas para os dispositivos de segurança integrados as lojas:

Monitorando fluxo e densidade

Hoje, os sistemas de monitoramento e de gestão de clientes e colaboradores estão mais sofisticados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos, em tempo real, sobre a circulação da sua loja, seja de quem entra, quanto tempo permanece e até mesmo quem passou na porta da sua loja e não entrou. 

Com a aplicação de Inteligência Artificial (IA), gerando dados para tomada de decisão em tempo rela, seja para regular a densidade do espaço ou para auxiliar no planejamento de pessoal e atendimento. O recurso diferencia clientes de colaboradores, calculando taxas de entrada e permanência, além de identificar áreas mais movimentadas, o que facilita para a adequação da equipe, minimizando o risco de incidentes. 

Com o auxílio de câmeras de mapeamento de calor, os locais com maior movimentação podem ser identificados, permitindo redirecionar o fluxo de pessoas, evitando filas e esperas prolongadas. Em horários de pico, o lojista pode destinar recursos de forma eficiente e criar um ambiente mais organizado e seguro para os consumidores.

Monitorando fluxo e densidade

Integração de sistemas: uma camada extra de proteção

A integração de câmeras com sistemas tradicionais, como alarmes e vigilância eletrônica, é um recurso altamente eficaz para coibir roubos e invasões, especialmente durante horários críticos ou no turno da noite. 

O reconhecimento facial, por exemplo, auxilia na verificação de identidades, ajudando a rastrear atividades suspeitas em tempo real. Em casos de acionamento de alarmes, as câmeras capturam imagens para verificação instantânea, aumentando a precisão nas respostas.

Integração de sistemas: uma camada extra de proteção

Mapeamento de calor e análise de comportamento de consumo

Outra inovação significativa é o uso do mapeamento de calor para a identificação das áreas mais visitadas pelos compradores. Todas essas informações compiladas em BI, apresentadas em dashboards, por loja, grupo de lojas, facilitam a gestão das informações. 

Esses recursos ajudam a aprimorar a disposição de produtos e a experiência de compra. Ao saber quais seções da loja têm maior fluxo de clientes, é possível otimizar a disposição dos itens e identificar pontos de atenção para aumentar o engajamento dos consumidores.

Um dos benefícios do recurso é que ele amplia o escopo de segurança ao cobrir aspectos do comportamento do consumidor, oferecendo uma visão completa da movimentação na loja e prevenindo problemas antes que eles escalem.

Em paralelo, sistemas de análise com Inteligência Artificial (IA) permitem que o varejista detecte atividades inusitadas ou agressivas, como brigas ou pessoas correndo, e até ações prejudiciais como fumar em áreas não permitidas. 

Mapeamento de calor e análise de comportamento de consumo

Soluções para lojas de menor porte

Nas lojas que enfrentam restrições orçamentárias, o uso de câmeras de monitoramento remoto é uma alternativa eficiente e de baixo custo. Esse tipo de equipamento cobre grandes áreas por meio de um único dispositivo, que realiza movimentos em 360 graus e se ajusta para captar diferentes ângulos, proporcionando a visão completa do espaço. 

Conectadas a um módulo de auditoria remota, as lentes permitem a detecção de irregularidades no layout, filas e demais problemas que possam prejudicar a experiência do consumidor. Além disso, o uso de bodycams em pequenos estabelecimentos está se tornando uma alternativa prática e discreta. Esses dispositivos compactos capturam imagens ao longo do expediente, sem ser invasivos, e podem ser revisados remotamente, ajudando a aumentar a segurança sem afetar o atendimento.

Soluções para lojas de menor porte

Leia também: Como a união entre o Marketing e a segurança de dados pode criar um ambiente digital seguro para o consumidor?

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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