MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

12 Livros Para Ler em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 8 min

12 Livros Para Ler em 2025
12 Livros Para Ler em 2025
12 Livros Para Ler em 2025

Manter-se atualizado no Marketing exige mais do que acompanhar tendências ou aprender técnicas específicas. Ler livros que vão além do óbvio é uma forma de estimular a criatividade, desenvolver habilidades estratégicas e buscar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Em 2025, a leitura pode ser um diferencial competitivo com essas 12 obras que combinam conhecimento técnico, inspiração e motivação.

Além de obras técnicas como Marketing do Futuro ou Marketing 6.0, livros motivacionais e reflexivos desempenham um papel crucial no desenvolvimento de competências interpessoais e criatividade. 

1. Marketing do Futuro: Um Método para Resolver Desafios de Marketing em Mercados de Plataformas

Publicado em junho de 2024, este livro é indispensável para entender como superar desafios no ambiente digital. Ele explora a complexidade dos mercados de plataformas e oferece métodos práticos para criar estratégias vencedoras. Com uma abordagem rica e informada, Rosário de Pompéia e Silvio Meira apresentam a Teoria AEIOU, mostrando como as dimensões digitais, físicas e sociais convergem num espaço figital, onde a importância das plataformas digitais e efeitos de rede redefinem as estratégias de Marketing e moldam novas dinâmicas de mercado. Este não é apenas um livro sobre teorias: é um manifesto prático para transformação em ação. 

2. Marketing 6.0: O Futuro é Imersivo

Previsto para fevereiro de 2025, esta obra destaca a integração entre os mundos físico e digital. Perfeito para quem busca inspiração para criar experiências imersivas e inovadoras. Neste livro, Kotler, Kartajaya e Setiawan mostram maneiras de integrar novas abordagens com as mudanças drásticas de comportamento que vêm sendo observadas no consumidor e explicam o que se deve fazer para que uma empresa continue relevante nesse contexto.

Por meio de casos reais de companhias como Coca-Cola, Nike, Apple e Amazon, você vai aprender os pilares do metamarketing, como superar os obstáculos em potencial e evitar os erros mais comuns neste ambiente ultradinâmico, quais as tecnologias que as gerações Z e Alfa mais usam no dia a dia e muito mais.

3. Obsessão Pelo Cliente

Desde sua publicação em junho de 2023, este livro se tornou referência para profissionais focados em estratégias voltadas para o consumidor. Ele aprofunda a importância de criar experiências que priorizem as necessidades reais do cliente. Obsessão pelo cliente é uma análise interna da Amazon sobre sua cultura, liderança, práticas internas e um guia de lições e técnicas que você pode aplicar à sua própria empresa e carreira a partir de agora! Neste livro, dois executivos da Amazon revelam os princípios e práticas que impulsionaram o sucesso de uma das empresas mais extraordinárias que o mundo já conheceu. 

4. A (R)evolução do Branding

Com lançamento em fevereiro de 2024, este título explora o futuro das marcas e como o branding pode se transformar para gerar impacto em mercados em constante mudança. Ana Couto, pioneira do branding no Brasil, defende que marcas nacionais podem competir com gigantes globais ao gerenciar intangíveis com rigor e foco na criação de valor. 

A obra explora como criar um branding forte, identificar o momento certo para um rebranding e utilizar uma metodologia que conecta estratégia de marca, negócio e comunicação ao código genético da empresa. Ana apresenta a ferramenta Valometry, que auxilia na gestão de valor em três frentes: Produto, Pessoas e Propósito. Além disso, destaca a importância da coerência entre o que a organização é, faz e comunica, ilustrando os conceitos com casos brasileiros e globais de sucesso (ou não).

5. O Olhar Para o Extraordinário

Este livro, com lançamento em dezembro de 2024, é um convite a enxergar além do comum e criar campanhas que surpreendam e inspirem. Carlos Ferreirinha e Leandro Crepaldi mostram a inteligência da Gestão do Luxo como jornada de inspiração e aprendizado para potencializar o atendimento e o relacionamento com clientes de qualquer segmento ou atividade.

Ao fazer uso de uma perspectiva da contemporaneidade do mercado, comportamento e manifestações de consumo, marcas e profissionais de qualquer segmento poderão ter acesso a oportunidades de alavancagem de seus padrões de atendimento e relacionamento com o cliente para manter-se relevante no cenário competitivo.

6. Marketing H2H: A Jornada Para o Marketing Humano para Humano

Publicado em junho de 2024, esta obra redefine o Marketing ao focar em conexões verdadeiras entre marcas e pessoas, uma abordagem essencial para os próximos anos. Escrito por grandes nomes do Marketing – Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch, Uwe Sponholz e Marcos Bedendo --, é voltado para executivos em busca de novos significados, gestores enfrentando mudanças, professores e coaches aplicando conceitos modernos, estudantes que desejam se preparar para o futuro e fornecedores que destacam suas empresas.

A obra explora o modelo H2H (human to human), que combina design thinking, lógica de serviço e inovações digitais, oferecendo um caminho para encontrar relevância em um mundo em constante transformação. Na tradução, Marcos Bedendo adaptou o conteúdo para o contexto brasileiro, utilizando exemplos práticos que tornam os conceitos ainda mais acessíveis e aplicáveis.

7. Hit Makers: Como Nascem as Tendências

Com insights sobre a criação e disseminação de tendências, este livro é uma leitura fundamental para profissionais que desejam entender o que atrai e engaja o público.  Derek Thompson, editor-sênior da The Atlantic, explora os bastidores do sucesso cultural, revelando que nada "viraliza" por acaso. Ele mostra como filmes, músicas e aplicativos populares não surgem do nada, mas dependem de redes, influência e da "audiência da audiência" para se tornarem públicos. Thompson desmistifica a ideia de que qualidade garante sucesso, expondo a importância da atenção como a moeda mais valiosa do século XXI.

Por meio de uma análise profunda da psicologia e da economia do mercado cultural, o autor desconstrói mitos sobre sucessos, demonstrando que até os produtos mais icônicos poderiam ter fracassado. O livro é uma jornada fascinante pelo século passado da cultura pop e suas complexas dinâmicas de poder, influência e comportamento humano.

8. Pensamento Eficaz: Como Transformar Situações Cotidianas em Resultados Extraordinários

Lançado em junho de 2024, este livro mostra como o pensamento estratégico ajudar pode a encontrar soluções criativas para problemas do dia a dia.Para Shane Parrish, ex-especialista de uma agência de inteligência que virou investidor, a decisão certa nem sempre obtém o resultado pretendido. 

Mais cedo ou mais tarde, todos os que tomam decisões no mundo real aprendem essa lição. Tudo o que você pode fazer é aperfeiçoar o processo, e não contar com a sorte.  Em Pensamento eficaz , o autor mistura ciência e histórias reais para mostrar como não reagir de forma automática a tantas situações cotidianas e como tomar decisões de modo mais eficaz.

9. Essencialismo: A Disciplinada Busca Por Menos

Desde 2015, este livro tem ajudado profissionais a se concentrar no que realmente importa, eliminando distrações e aumentando a produtividade. O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.

10. Você Aguenta Ser Feliz?

Uma leitura que envolve saúde mental e física, ideal para quem busca qualidade de vida em meio à corrida da carreira no Marketing. Do encontro entre o paciente, o publicitário Nizan Guanaes, e o psiquiatra, Arthur Guerra, nasce este livro com conselhos valiosos sobre como manter a sanidade diante de problemas modernos: vícios digitais, compulsões, abuso de medicamentos, álcool e drogas.

Construído como um diálogo em que Arthur traz o conhecimento sobre o tema e Nizan contribui com sua experiência sob os cuidados do médico, Você aguenta ser feliz? nos convida a tomar em nossas mãos a tarefa mais importante das nossas vidas: buscar a própria felicidade.

11. Manhã Com Deus: 365 Meditações Para Uma Vida Extraordinária

Um convite à reflexão e ao equilíbrio emocional, esta obra é um aliado para começar o dia com foco e inspiração. O livro de Josué Valandro Jr. oferece reflexões diárias para transformar momentos comuns em dias repletos de paz e propósito. Com mensagens de prosperidade, a obra incentiva o leitor a começar o dia na presença divina, permitindo que o Espírito Santo fale ao coração e torne cada manhã o ponto de partida para conquistas extraordinárias. É um convite para renovar a espiritualidade e encontrar plenitude no cotidiano.

12. Foco

Clássico de 2014, este livro é essencial para profissionais que buscam aprimorar a concentração e maximizar o impacto de suas ações. Segundo Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência emocional, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta neste livro que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. 

Em 2025, permita-se mergulhar nesses 12 títulos para ampliar seu repertório, fortalecer suas estratégias e se destacar em um mercado tão dinâmico quanto o Marketing.

Leia também: 10 livros que "não são de Marketing" que todo todo marketeiro precisa ler

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme