MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Verdades que nenhum Marketeiro vai te falar, EP2

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

8 de ago. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Engajamento é um dos grandes objetivos de qualquer líder. Ver uma equipe entrosada, com comprometimento e qualidade das entregas é sinal de que boa parte do trabalho da liderança está funcionando. As áreas envolvidas - comunicação interna, endomarketing e recursos humanos – esperam, com o engajamento, diminuir a rotatividade e aumentar a produtividade.

Para Tracy Maylett, um dos mais influentes pesquisadores do assunto e autor do livro "As cinco chaves para destravar o poder do engajamento dos funcionários", considera que engajamento é sentimento e ação. Se, há alguns anos, existia a ideia de que o líder era simplesmente o chefe, hoje, o entendimento é de que ele deva ser treinador, atuando cada vez mais como um bom impulsionador para os colaboradores. Não é sobre tomar decisões por eles, mas sim fazer com que eles reflitam e ajam por si próprios, com mais consciência e clareza nas ações.

É fundamental que os profissionais percebam o significado que existe em seu trabalho, mas para isso acontecer, ele precisa contar com autonomia e ter a possibilidade de crescimento dentro da organização. E uma das coisas que mais vai inspirar os colaboradores é ver suas lideranças “botando a mão na massa”, unindo práticas ao propósito da marca/empresa e vivenciando verdadeiramente os projetos.

O líder não conseguirá engajar o seu time se ficar apenas no discurso, o engajamento deve ser sinônimo de ação! Por isso, enquanto C-Level, faço questão de não só pensar em ações, desde sua concepção até execução, como também promover o resultado, participando ativamente do projeto. É o caso da Expedição Ondas Limpas, desenvolvida pela Odontoprev em parceria com a ONG de proteção marinha Sea Shepherd Brasil, com o objetivo de mapear cientificamente os detritos encontrados e gerar um estudo científico pioneiro sobre resíduos em todo o litoral brasileiro.

Sair dos bastidores é importante para todo mundo, não só para executivos. Ao fazer parte da ação e ficar por três dias a bordo do ônibus, colocando a mão na massa, pude sentir de perto a satisfação de ser voluntário em uma causa tão nobre e de ajudar todos os envolvidos, que se dedicam diariamente a recolher lixo das praias para a produção da pesquisa. Acredito que, em um curto intervalo de tempo, eu representei os 1.700 colaboradores da Odontoprev.

Ao longo dos últimos 15 meses de projeto, fizemos vários mutirões de limpeza de praia em que os colaboradores participaram também, entendendo a situação crítica do nosso litoral, já que estamos falando de mais de duas toneladas de detritos retirados desde o início do projeto, em abril do ano passado.

O que mais me inspira a levar ações desse tipo para o dia a dia da empresa é que, além da responsabilidade de cada um de nós, acredito que a iniciativa privada tenha um papel importante na impulsão de projetos de impacto. Meu objetivo é mostrar que as marcas devem buscar cada vez mais inovação, produção de pesquisas e levantamentos que nos ajude a encontrar soluções efetivas em prol do meio ambiente.

Já enquanto líder de uma grande corporação, eu acredito no impacto que minhas ações têm e em como elas podem chegar a todos os colaboradores e stakeholders. O que me deixa realizado é poder acreditar em meu time e na força que temos juntos, como uma engrenagem que se movimenta por um objetivo maior e que trará para a coletividade uma inspiração de mudança. Que todos os líderes possam “botar a mão na massa” e, assim, cada vez mais engajar seus colaboradores de forma genuína.

MBA Mundo do Marketing

Leia também: Verdades que nenhum marketeiro vai te contar: Ep. 1 – O poder da influência *Renato Costa é CIO e CMO da Odontoprev

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme