MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Verdades que nenhum marketeiro vai te contar: Ep. 1 – O poder da influência

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

11 de mai. de 2023

CATEGORIA

Artigos

O mundo está de ponta cabeça, isso todo mundo sabe, e, junto com ele, o universo dos negócios e do marketing também passa por inúmeras mudanças e transformações. Há 20 anos, período em que ainda não contávamos com a força das redes sociais, se alguém queria vender mais, o marketing tradicional tinha a resposta. Publicidade e propaganda eram a bola da vez, sendo amplamente explorados em canais tradicionais, como grandes eventos (outdoors, patrocínios, etc.), revistas, jornais, e, principalmente, nos canais de televisão.

A exposição da marca era o fator mais importante e com investimento mais alto. E assim surgiram os horários mais disputados da televisão, como o espaço das propagandas da “novela das 8”. Além disso, times de futebol começaram a faturar milhões, colocando marcas nas camisas, naming rights nos estádios, placas ao redor do campo, entre outras ativações. Publicitários ficaram ricos e parecia fácil fazer marketing, disseminar uma marca ou produto e vender mais.

Os anos se passaram, a complexidade no mundo dos negócios só aumentou, e o advento da internet trouxe consigo uma aceleração das transformações, principalmente as digitais. As redes sociais democratizaram a voz: se, antes, só a possuía quem detinha meios tradicionais de comunicação, como jornal e televisão, ou o dono do programa em que se faziam “merchan”, com a difusão do acesso à internet, o cenário mudou radicalmente.

Pessoas que, até então eram anônimas, começaram a ter influência nas redes sociais - sobre temas que dominavam, ou não. E os grandes canais antes explorados, começaram a perder valor e eficácia. Embora isso tenha acontecido nos últimos dez anos, bem na nossa frente, muita gente não conseguiu fazer a transição, e outros têm dificuldade em aceitar ou respeitar esse novo mundo. Mas, por que isso aconteceu?

Bom, a verdade de hoje que nenhum marketeiro vai te falar é que o mundo do marketing é e sempre foi o mundo da ATENÇÃO. O modelo certo é aquele em que você consegue colocar sua marca no foco central de seu público-alvo. Cursos de marketing promovem estratégias para empresas ou microempreendedores que passam tempo demais estudando ferramentas de como fazer o marketing e acabam ignorando que, se você acredita que seu produto tem valor (vamos falar de atributos outro dia), o que importa é colocar essa oportunidade na frente dos seus clientes, levar para ter exposição no lugar onde está a atenção deles.

O mundo não mudou o conceito fundamental do marketing, que traz o maior valor da propaganda para onde está a audiência. O que mudou foi a descentralização da audiência em novos canais, oficiais ou não, que de alguma forma têm autoridade para o público em geral, principalmente nas redes sociais, em que pessoas que já têm imagem conhecida, tornam-se vias de impulsionamento de marcas. Uma pesquisa realizada pelo Business Insider em 2022, previu que, até o fim do ano, o setor de marketing de influência passaria a valer cerca de R$ 79 bilhões.

Outro fato é que a autoridade não está mais restrita à comprovação científica de alguma tese, ou a palavra oficial de uma marca. A autoridade foi delegada, pelos próprios clientes, para pessoas que se expõem nas redes sociais. Um influenciador não fala só de produto. Inclusive, muitas vezes ele não é especialista naquele nicho, mas ele abre a porta da sua casa, mostra sua vida, seu estilo de vida, e fala sobre algum tema que interessa para algum público. Essa relação, quase íntima, é o que o legitima e faz com que tenha INFLUÊNCIA sobre determinado grupo de pessoas.

Chegou a hora do marketing moderno parar de questionar a autoridade dos influenciadores e utilizar dessa nova ferramenta porque, no fim das contas, gostem ou não, quem os empossou, foi o próprio cliente.

*Renato Costa é CIO e CMO da Odontoprev

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme