MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Vale a pena investir em Marketing Conversacional?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

29 de mar. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

Presente em 99% dos smartphones brasileiros, o WhatsApp se enquadra perfeitamente na definição popular “pau pra toda obra”. O aplicativo da Meta já acumula diversas funções para incrementar a experiência dos usuários, mas o potencial conversacional da plataforma continua ocupando lugar de destaque por sua versatilidade. Desde as mensagens trocadas nos grupos de família até às estratégias de Marketing e vendas, o WhatsApp oferece aos usuários, de forma direta e fluída, a certeza de que as mensagens serão enviadas e recebidas. A análise do espaço conquistado pelo WhatsApp no dia-a-dia do brasileiro é um preâmbulo necessário para a compreensão do potencial das ferramentas conversacionais. Afinal, a popularidade dos apps de mensagens tem o poder de fazer com que pequenos varejistas utilizem estratégias de captação, atração e conversão, através do Marketing Conversacional, sem sequer saber disso. Outra provocação despertada por essa análise diz respeito à comparação entre os valores investidos nas ferramentas conversacionais e plataformas comumente destinadas a outras estratégias. “Sabendo que o WhatsApp é mais popular que o Instagram, os profissionais de Marketing podem ser levados a seguinte reflexão: ‘quer dizer que o canal que eu invisto um bocado de orçamento, em tráfego pago, em mídia paga, que são o Instagram e o Facebook, não são os canais mais utilizados pelas pessoas?’”, questiona William Brito, CRO da Tallos, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing. O potencial das ferramentas conversacionais De usos variados em setores diversos, as ferramentas conversacionais provam seu potencial ao preservarem a performance em operações completamente diferentes. “Quando a gente faz um recorte de quais setores estão utilizando essas ferramentas, encontramos o setor financeiro (23%), varejo (15%), telecomunicações (14%), saúde (11%), indústria (9%). O financeiro aparece na primeira posição em função das fintechs, que geram a necessidade de construção de uma relação de um para muitos, de automatização e ganhos em escala”, pontua Brito. Considerando o potencial de adaptação das ferramentas conversacionais, o funcionamento dos recursos no setor financeiro podem servir de aprendizado e inspiração para empresas de outros setores. “Se uma empresa quiser ganhar escala, crescer, e hackear o modelo de negócio, precisará, no mínimo, aplicar um recurso conversacional”, prossegue o CRO. A compatibilidade entre conversação e sucesso pode ser ilustrada pelos tipos mais frequentes de uso das ferramentas conversacionais. 66% das empresas adotantes do Marketing Conversacional utilizam soluções de atendimento ao cliente - uma divisão crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio. “Operações utilizam, também, soluções de apoio ao back-office (11%), vendas (9%) e cobrança (6%). Há uma grande variedade de usos envolvida. E à medida que outros segmentos se tornam usuários mais ativos, como varejo, startups, educação, começamos a observar a diversificação desse uso”, conclui. Por que investir no conversacional? Um estudo realizado pela Forrester indica que 69% dos usuários de ferramentas conversacionais notaram redução no custo operacional. A mesma pesquisa aponta que 62% dos entrevistados observaram o aumento na produtividade dos agentes que utilizam as plataformas, como operadores, atendentes e vendedores, e 55% relataram o aumento da satisfação geral dos consumidores. Neste cenário, os gastos com o Marketing Conversacional são transformados em investimentos, e possibilitam a obtenção de uma extensa gama de soluções para diferentes momentos de contato com os clientes. “O universo conversacional facilita o colhimento de informações e a pré-coleta de leads. Também é possível usar o WhatsApp de forma ativa para engajar e converter, automatizar rotinas e atividades repetitivas do time, empoderar os clientes para o atendimento de demandas e concentrar e gerenciar as atividades de atendimento”, pontua Brito. Finalmente, as soluções de automação conversacional contribuem também para a resolução de problemas comuns, como a perda de leads durante as fases iniciais do funil de vendas - um problema que pode ser ocasionado pela falta de preparo para responder mensagens em plataformas alternativas escolhidas pelos clientes. “Às vezes, o consumidor entra na landpage mas não converte o formulário, não encontra o que buscava, ou simplesmente enviou uma mensagem em um canal no qual você não estava preparado para responder de imediato”, finaliza o CRO. Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, William Britto destacou outros três problemas operacionais que podem ser solucionados ou aliviados pelo Marketing Conversacional. O CRO explicou, também, os 3 C’s para a construção de estratégias conversacionais eficazes. Clique aqui para acessar:

Leia também: Jornada do consumidor e a influência sobre o Marketing Conversacional

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme