MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Uso da Internet no Brasil cresceu 33% nos últimos 8 anos, aponta Cetic.Br

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

17 de nov. de 2023

CATEGORIA

Notícias

84% dos lares brasileiros estiveram conectados à Internet em 2023. Em números absolutos, 156 milhões de brasileiros estão conectados, de alguma forma, à Internet. É o que aponta a recém-divulgada pesquisa TIC Domicílios 2023, publicada pelo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que considera o uso da Internet por indivíduos de 10 anos de idade ou mais.

A pesquisa é realizada desde 2005 e oferece um importante panorama sobre a maneira como os brasileiros se relacionam com a Internet. Percorrendo um trilho histórico percorrido ao longo dos últimos oito anos (2015-2023), dados apontam um aumento de 33% nos índices de uso da Internet no país.

O crescimento acompanha a constante adaptação do mundo físico às imposições do universo digital e a sua maneira de moldar comportamentos cotidianos. Por exemplo, 78 milhões de usuários (50%) afirmaram ter adquirido produtos ou serviços pela Internet nos últimos 12 meses. Em 2015, apenas 39% dos entrevistados confirmaram a ação de compra online e curiosamente, após altos e baixos nos anos seguintes, o percentual se repetiu em 2019.

Outro aumento significativo foi abordado no recorte de brasileiros que utilizaram a Internet para a realização de consultas, pagamentos ou outras transações financeiras. 54% dos entrevistados confirmaram o uso de serviços bancários online em 2023 - aumento de 21% em relação a 2019.

Internet não é realidade para todos

A pesquisa aponta que 29 milhões de brasileiros não utilizam a Internet e mapeou características que ajudam a montar a imagem dessa parcela populacional. Destes, 24 milhões habitam zonas urbanas brasileiras, enquanto os 5 milhões restantes habitam áreas rurais.

Do total de não usuários, 24 milhões não cursaram o Ensino Médio, 17 milhões se declararam pretos ou pardos e outros 17 milhões pertencem à classe DE. Analisando a faixa etária dos entrevistados, a pesquisa descobriu que 16 milhões de não usuários têm 60 anos ou mais e outros 16 milhões se identificam com o sexo masculino.

Finalmente, as regiões Nordeste e Sudeste abrigam, juntas, 20 milhões de brasileiros que não utilizam a Internet. O restante da amostra se divide entre as regiões Norte (3 milhões), Sul (3 milhões) e Centro-Oeste (2 milhões).

Os entrevistados foram convidados a listar os motivos pelos quais não acessam a Internet. Para a maioria (55%) o principal empecilho é o alto preço dos serviços oferecidos. 50% afirmaram não acessar a Internet porque não sabem utilizá-la, enquanto 41% disseram que o acesso não lhes é necessário.

Telefone ou computador

58% dos entrevistados pela Cetic.br disseram que só acessam a rede através do telefone celular. Apesar de sua notória portabilidade, os dispositivos móveis, quando utilizados de forma exclusiva, tendem a limitar a experiência do internauta.

Apenas 37% dos usuários fiéis dos smartphones afirmaram ter verificado se uma informação encontrada na Internet era verdadeira. Entre os internautas que utilizam tanto os computadores quanto os celulares, a taxa de checagens sobe para 71%.

Tais limitações também incluem potenciais diferenciais para a produtividade. Apenas 6% dos usuários de telefones foram capazes de criar apresentações por slides no aparelho, contra 29% dos entrevistados que também utilizam o computador.

Leia também: 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas

TecBan - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme