Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Cerveja é a bebida mais consumida durante o Réveillon

Apesar de símbolo da comemoração de fim de ano, espumante ficou atrás ainda de vinho e refrigerante. Dados são da E.life que analisou imagens publicadas em redes sociais

Por | 18/01/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A cerveja foi o tipo de bebida mais consumido pelos brasileiros no Réveillon. Apesar dos espumantes serem muito procurados nesta época do ano, o consumidor mantiveram seus hábitos no período festivo. Entre as duas, destacaram-se ainda o vinho e refrigerante. Os dados são da E.life, que analisou 48.049 imagens publicadas no Instagram entre às 23h00 do dia 31 de dezembro de 2016 e a 01h00 do dia primeiro de janeiro de 2017, buscando por logotipos de empresas de bebidas em fotos na rede.

Outra categoria que se destacou foi a de uísque, além de novidades, como a Catuaba. Dentro de cervejas, destaque para Heineken (4.629 aparições) e Skol (4,315 ocorrências), cujas marcas aparecem em momentos de consumo com amigos. A Vinícola Concha y Toro foi destaque com seu rótulo Casillero del Diablo, presente em mais de 12 mil imagens. Outra percepção possível foi de consumo associado, onde Jack Daniel´s se destaca, misturado principalmente a Coca-Cola (4.820 casos).

A categoria de cerveja foi a campeã disparada de consumo, com mais de 40 mil logos identificados (uma imagem pode conter mais de um logo), seguida por vinhos (12.765 identificações), refrigerantes (8.609) e só então espumantes, que ganharam uma classificação especial por serem símbolo da época e que tiveram 7.329 menções.

Por meio de uma busca de hashtags relacionadas à passagem do ano (#virada2017, felizanonovo, feliz2017 - não foi utilizada a #réveillon para evitar depoimentos em outras línguas), a E.life armazenou um database de mais de 48 mil imagens e depois utilizou seu algoritmo de reconhecimento de logos para identificar e analisar em fotos compartilhadas no Instagram as bebidas que mais apareceram durante a virada. Graças à tecnologia Brand Logo Detection, da E.life, não era necessário a marca ser citada, bastando que a bebida estivesse presente dentro da foto compartilhada.

A identificação de logos é possível não somente para o segmento de bebidas, mas para uma série de situações, como times de futebol, marcas de esporte, automóveis, bancos, bens de consumo e permite identificar além de situações de consumo, como associações que são feitas com as marcas e onde elas se inserem na Jornada do Consumidor.

O Brand Logo Detection identifica, por meio de API, os logotipos de produtos e empresas em fotos publicadas em qualquer rede social com imagens indexáveis, mesmo que não seja citado o nome da marca na descrição ou em hashtags e marcações. A tecnologia analisa mais de 1 milhão de imagens por vez sem a ajuda humana, expandindo a possibilidade de engajamento e as buscas no canal para além de termos associados à marca.

Cerveja, Espumante, Vinho, Refrigerante, E.Life, Bebida





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss