Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Faturamento de Telecom cresce 0,7% em 2015

Vendas nacionais de produtos de telecomunicações ao consumidor final somaram R$ 37,6 bilhões no ano passado. Segmento foi o único a apresentar resultados positivos

Por | 04/04/2016

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

As vendas nacionais de produtos de telecomunicações ao consumidor final somaram R$ 37,6 bilhões em 2015, registrando crescimento de 0,7% em relação ao ano anterior. O segmento que abrange os aparelhos de telefonia móvel e fixa foi o único a apresentar resultados positivos no ano passado, em que o setor de bens duráveis registrou perdas de 16,3%. As informações são da edição recente do TEMAX®, relatório trimestral da GfK com base no monitoramento das vendas reais de bens duráveis em todo o país.

De acordo com o estudo, três fatores foram importantes para que o mercado brasileiro de smartphones tenha apresentado crescimento em faturamento ao longo de 2015: a tecnologia 4G, as telas grandes e as câmeras frontais de maior resolução. No fechamento do ano, os aparelhos 4G representaram 28% das unidades vendidas de smartphones no Brasil, contra apenas 5% em 2014. Os aparelhos com telas de 5" ou maiores, que em 2014 responderam por 10% das vendas, chegaram a representar 41% do total de smartphones vendidos no país em 2015.

As câmeras frontais com resolução de cinco mega pixels ou mais também ganharam importância. Elas representaram menos de 1% o mercado em 2014, e ano passado, corresponderam a 25% das unidades vendidas de smartphones. Estas características dos aparelhos demonstram que o consumidor brasileiro se tornou mais exigente novidades neste segmento.

Ainda assim, o faturamento de Telecom nos últimos três meses de 2015 sofreu retração de 15% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o terceiro trimestre de 2015, houve crescimento de 20% em vendas.

Os smartphones, principal categoria do segmento, responderam por 98% das vendas em faturamento. As vendas do quarto trimestre de 2015 foram 13% menores às do mesmo período do ano anterior, e 21% maiores que as vendas registradas no trimestre anterior. A queda em relação a 2014 se deve à desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar, que tem impacto sobre os custos para a indústria.

Telecom, faturamento, pesquisa





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss