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Twitch oferece possibilidades publicitárias voltadas ao público gamer

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

15 de jun. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Para os gamers nascidos e criados nos anos 90 e no início dos anos 2000, poucas coisas eram tão empolgantes - e tão enervantes - quanto ter uma roda de amigos ou conhecidos assistindo com olhares implacáveis a uma sessão de jogatina.

De lá para cá, o mundo se transformou, e a nostálgica exibição de ser visto ao realizar façanhas colossais no universo dos games foi alçada a um patamar inimaginável: atualmente, mais de 8 milhões de streamers, em todo o mundo, compartilham sessões de jogatina com um público cada vez mais fiel em canais de streaming.

Queridinho do público gamer, o Twitch, sozinho, coleciona mais de um bilhão de visitas mensais. Nos últimos dois anos, o número médio de espectadores diários aumentou de um milhão para mais de dois milhões nos últimos meses.

Os números colecionados pela plataforma evidenciam a ascensão do mercado gamer e atrai a atenção de marcas, agências e especialistas em marketing que procuram posicionar seus produtos ou serviços nas novas gerações. Para compreender as engrenagens do sucesso do Twitch, Frida Sofía Olivares, Influencer Marketing Manager da agência Another, realizou uma análise das ferramentas e oportunidades que a plataforma oferece às marcas.

As engrenagens do Twitch

Frida destaca que a plataforma possui ferramentas inovadoras, o que desperta mais interesse das pessoas, ajudando na produção de eventos, agregando ferramentas para os criadores e permitindo que a audiência avalie as emoções transmitidas pelos streamers. Para a gerente, isso indica que a plataforma está em busca de uma análise mais qualitativa, o que pode ser mais atraente para as marcas e suas integrações.

Além disso, de acordo com a análise da especialista, atualmente, no Twitch, estão ocorrendo três fenômenos conjunturais: expansão de mercado, integração de marcas e organização de eventos.

O primeiro ocorreu durante a pandemia, quando a plataforma passou de focar apenas no entretenimento para gamers para diversificar suas audiências. O segundo convive naturalmente com a apresentação dos benefícios das marcas em um espaço ao vivo, como na televisão. E o terceiro está levando os streamers para fora de seus espaços virtuais, convivendo com outros criadores de conteúdo em eventos organizados por eles e para eles, como o Streamer Awards, por exemplo.

A diversidade de espaços e ferramentas para interagir com os criadores de conteúdo mostra uma variedade de possibilidades onde marcas, agências e especialistas em marketing podem apresentar seus produtos ou serviços de maneiras mais orgânicas, divertidas, criativas, mas também planejadas.

Melhorando abordagens publicitárias no Twitch Em sua análise, a Gerente destaca dez oportunidades que os especialistas devem considerar para obter uma melhor abordagem durante suas campanhas no Twitch.  Personalizar títulos

Adicionar um título que faça referência à marca, podendo incluir até mesmo o comando ativado especialmente para a menção. Pode-se evitar incluir explicitamente a marca, mas o uso de palavras-chave do briefing também funciona muito bem.

Comandos com Nightbot

Por meio do uso do Nightbot, um assistente virtual para streamers, é possível gerar comandos no chat que incentivem a interação com os espectadores e promovam links relevantes.

Links personalizados

Ativar links de download ou de e-commerce personalizados permite medir os cliques e downloads, isso é feito através do chat com a ajuda do bot ou dos moderadores do canal, o que facilita avaliar o sucesso de uma campanha publicitária.

Agendar conteúdo

Aproveitar a opção de agendar uma transmissão completa para que apareça na página inicial de descoberta, possibilitando que mais pessoas descubram o conteúdo e aumentem o número de visualizações.

Estreias exclusivas

Colaborar com diferentes plataformas de streaming para oferecer materiais de estreia exclusivos para os streamers, permitindo exibir episódios ou trailers relevantes durante suas transmissões e obter feedback em tempo real.

Moldura da câmera com branding/banners

Personalizar a moldura da câmera utilizada pelos streamers para incluir o logotipo da marca ou banners promocionais aumenta a visibilidade e cria uma exposição de produto mais visual.

Drops

Gerar elementos especiais (como recompensas dentro de um jogo) que os espectadores podem obter ao assistir ao stream por um determinado período de tempo incentiva a participação e o engajamento da audiência.

Sorteios com Nightbot

Organizar sorteios em tempo real utilizando o bot do chat permite que os espectadores participem inserindo uma palavra-chave, e o sistema gera automaticamente um sorteio entre os participantes.

Personalização de jogos

Aproveitar as ferramentas de partidas privadas e personalização em jogos para criar eventos de marca exclusivos em colaboração com outros streamers requer uma equipe especializada em programação e design, dependendo do jogo.

Métricas

Utilizar as métricas fornecidas pelo Twitch para avaliar o desempenho das campanhas, incluindo alcance, interação e resposta da audiência, permitirá ajustar e otimizar as estratégias de marketing em tempo real.

Leia também: Sorriso realiza campanha com streamers focada no público da Twitch

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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