TV Conectada foi portal de acesso à internet para 58% dos brasileiros em 2023 Bruno Mello 14 de dezembro de 2023

TV Conectada foi portal de acesso à internet para 58% dos brasileiros em 2023

         

Pesquisa realizada pelo IAB Brasil aponta que os usuários da CTV são simpáticos a anúncios e tendem a reagir bem a personalização da publicidade

TV Conectada foi portal de acesso à internet para 58% dos brasileiros em 2023
Publicidade

Ao longo de 2023, 58% dos brasileiros acessaram a internet pela televisão. O dado, coletado durante a pesquisa “TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade”, realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Offerwise, indica a continuação do crescimento do dispositivo como um portal de acesso à rede, um cenário que acompanha o aumento da proporção de usuários da de internet no país, que atingiu a marca de 156 milhões neste ano.

De acordo com o levantamento, 78% dos internautas com acesso à internet nas televisões conectadas (CTV) consomem conteúdo na televisão diariamente ou quase todos os dias. Quanto ao tempo dedicado, 24% afirmaram passar de uma a duas horas por dia assistindo TV, enquanto 31% despendem entre duas e quatro horas diárias na atividade.

Neste contexto, 83% dos respondentes disseram que conciliam o tempo frente à TV e outras atividades. Deste total, 69% acessam outros dispositivos (smartphones, tablets, notebooks etc.) enquanto assistem à televisão. Esse comportamento destaca a importância de experiências integradas e personalizadas e a necessidade de soluções que prendam a atenção dos telespectadores – especialmente para marcas que querem alcançar essa audiência.

A pesquisa também aponta que a CTV é um espaço de oportunidades para anunciantes, visto que 69% dos entrevistados viram anúncios nesse meio recentemente e, destes, 60% gostam ou não se incomodam com a publicidade. Além disso, a personalização dos anúncios é vista como positiva por 66% dos usuários, o que também influencia nas decisões de compra: três em cada cinco internautas impactados por anúncios em CTV realizaram a compra do produto ou serviço posteriormente.

Os canais de TV aberta e aplicativos de streaming pagos são os favoritos dos usuários, ambos com 47% dos respondentes afirmando consumirem conteúdos nesses formatos em sua TV Conectada. Além disso, metade dos internautas dedicam 80% ou mais de seu tempo na televisão consumindo streaming.

Publicidade

Leia também: 7 dicas para impulsionar sua marca na TV Conectada

Clube Mundo do Marketing


Publicidade