Aquecido no país, o mercado de turismo deverá faturar cerca de R$ 200 bilhões ao término de 2023. A cifra representa alta de 13% em comparação a arrecadação do setor no ano passado, conforme apontam dados divulgados pelo FecomercioSP. Para entender como a arrecadação se traduz no fluxo de viagens, destinos e preferências dos brasileiros, a Qualibest ouviu 3.753 brasileiros, com idade entre 16 e 59 anos, oriundos de todas as partes do país e pertencentes a todas as classes sociais.
Perguntados sobre viagens passadas e futuras, 35% dos entrevistados afirmaram ter viajado para alguma capital fora de seu próprio estado nos últimos 12 meses e 62% planejam fazer viagens nacionais (turismo/passeio) nos próximos 12 meses.
No recorte das viagens já realizadas, São Paulo (24%) foi a capital mais visitada pelos respondentes, seguida por Rio de Janeiro (17%) e Belo Horizonte (13%). A porcentagem de visitas à Capital Mineira cresce entre o público feminino (18%).
Já os planos para viagens futuras colocam a cidade do Rio (21%) como o principal destino de interesse dos entrevistados. São Paulo (18%) e Salvador (17%) fecham o Top 3. Destacam-se, também, Fortaleza (16%) e Florianópolis (15%).
Visão demográfica
A pesquisa identificou a Classe B como o principal motor para o turismo em 2023. 44% dos entrevistados pertencentes ao grupo disseram ter viajado ao longo do ano. A porcentagem está significativamente acima do registrado pela Classe A (21%) e pela Classe C (30%).
Do ponto de vista etário, 41% dos entrevistados na faixa dos 25 a 39 anos fizeram uma ou mais viagens ao longo do ano. A porcentagem cai para 31% entre os respondentes na faixa dos 16 a 24 anos e para 27% na faixa dos 40 a 59.
Já no recorte regional, 50% dos respondentes da região Sudeste viajaram em 2023. O grupo é seguido pelos entrevistados do Nordeste (28%) e do Sul (17%). O volume de viagens dos habitantes do Centro-Oeste (8%) e do Norte (6%) chegou a 14%.
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