MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Trade Marketing: 4 dicas para criar sua estratégia e profissionalizar canais de venda

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

18 de jul. de 2023

CATEGORIA

Artigos

O trade marketing é realizado através de canais de distribuição, que tem como prioridade atender às demandas específicas do shopper no ponto de venda. Além de aumentar as vendas, busca otimizar a atuação dos parceiros por meio de práticas planejadas.

A área de Trade Marketing é muito ampla: engloba diversos aspectos e setores empresariais e depende de pontos de contato distintos para que as ações tenham sucesso. Além disso, envolve uma série de ações e profissionais que, por sua vez, devem estar alinhados com o propósito da organização.

Nessa parceria, todos saem ganhando, já que quem fabrica promove sua marca, acompanha o mercado e os hábitos de consumo dos clientes e, consequentemente, aumenta vendas. Já quem faz a distribuição ou a venda fortalece sua comunicação com o cliente e passa a faturar mais, além de criar uma experiência de compra memorável para o consumidor.

Veja quatro dicas para criar sua estratégia de trade marketing:

1. Planejamento

O planejamento é fundamental para o sucesso das estratégias de trade marketing. Conhecer o público-alvo, entender suas necessidades e preferências, além de realizar testes de acordo com as diferentes regiões de atuação, permite direcionar as ações de forma mais eficiente.

2. Treinamento de equipes de vendas e promoção

O treinamento adequado da equipe de vendas e promoção é crucial para garantir a implementação efetiva das estratégias. Ao fornecer conteúdos e orientações alinhadas com a estratégia da indústria, é possível assegurar que os colaboradores estejam preparados para lidar com as negociações e promover os produtos de maneira eficaz.

3. Categorização de canais

A análise e categorização dos canais de distribuição são essenciais para entender o desempenho de cada um deles. Identificar os canais que vendem mais e direcionar recursos e estratégias de acordo com essa análise ajuda a otimizar os resultados e maximizar o impacto das ações de trade marketing.

4. Tecnologia

Na era digital, o mercado precisa se adiantar na aplicação de soluções que atendam as demandas de grupos extremamente protagonistas de seu consumo. A inclusão da inteligência artificial no trade marketing, pode trazer benefícios significativos. A coleta e análise inteligente de dados permitem uma segmentação mais precisa do público-alvo, facilitando a alocação de ações e recursos de acordo com cada perfil, região ou outras categorias relevantes.

*Por Rodrigo Ferreira, gerente de Comercial e Trade da InterPlayers

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme