Se você é empreendedor, profissional liberal ou alguém que, assim como eu, trabalha com Marketing digital, talvez já tenha percebido: somos todos influenciadores. Mais do que isso, nos tornamos profissionais das redes sociais. Estar presente nos stories, no feed e produzir conteúdo diário se tornou parte do nosso negócio e deve ser, sim, foco da sua dedicação empresarial, assim como são as tarefas do seu cotidiano.
Recentemente, tive uma experiência marcante que ilustra bem essa questão. Visitei uma empreendedora com produtos incríveis, mas uma loja vazia. Ela estava absorvida no trabalho de cadastramento de preços no sistema e envolvida até o último detalhe com processos internos. Enquanto esperava que ela pudesse me atender, resolvi conferir o Instagram dela. Para minha surpresa, já era fim de tarde e não havia sequer um story publicado naquele dia. A dedicação aos bastidores tinha deixado o palco do negócio – um dos métodos mais eficientes de contato com o cliente – completamente de lado. Naturalmente, como profissional de Marketing, quis saber como as coisas estavam indo. E a resposta dela não foi muito positiva: “a concorrência está cada vez mais brutal. Meus produtos são de qualidade superior, mas o cliente não percebe isso”, ela respondeu.
Infelizmente, essa situação é comum a muitos empreendedores. Ficamos tanto tempo focados nas demandas do dia a dia que, quando olhamos para fora, há concorrentes que talvez nem tenham um produto melhor, mas estão sendo vistos, lembrados, e, muitas vezes, escolhidos. A verdade é que o consumidor não tem uma “bola de cristal” para adivinhar qual produto é o melhor. Ele julga pelo que vê. E, se “você não é visto, não é lembrado”, já dizia o famoso ditado.
Dica de ouro
Sei que você deve estar esperando a solução mágica para resolver esse problema, certo? Não tem milagre algum. A receita é simples: aposte na frequência da sua comunicação com o cliente, não tenha medo de se mostrar, de reforçar a importância do seu produto, e conte muitas histórias! Quem se mostra, cria conexão, transmite valor, e, de fato, se aproxima do público e faz o negócio existir na cabeça do consumidor.
O Marketing é como o fio que liga o que acontece no backstage ao o que o cliente enxerga. As atividades operacionais são essenciais, claro, mas precisam coexistir com a presença ativa nas redes sociais. É nesse equilíbrio que está o segredo para atrair e fidelizar o público.
Por isso, esteja no palco todos os dias! Coloque sua marca para brilhar e faça com que sua história se destaque. Quem está presente nas redes é quem atrai o cliente e fechar a venda. Se jogue, mostre o seu diferencial e deixe o público perceber todo o potencial do seu negócio!
COMPARTILHAR ESSE POST