55% dos profissionais de Marketing já utilizam soluções de Inteligência Artificial na rotina de trabalho. Expressivo, o índice de adoção de IA no setor é significativamente maior do que o verificado no setor de vendas: 66% das equipes ainda não incorporaram à tecnologia a rotina, conforme apontam dados divulgados pela RD Station no estudo Panorama de Marketing. Para Bernardo Brandão, CMO da RD Station, a diferença de adoção entre as duas áreas é ocasionada pelas tarefas criativas que recaem sobre os times de Marketing – uma teoria comprovada pelos profissionais entrevistados: 62% dos respondentes utilizam ferramentas de IA como auxiliares na criação de conteúdo e copywriting. Destacam-se, também, os usos relacionados ao planejamento estratégico (32%) e a personalização de campanhas (24%). Já no panorama de vendas, além da criação de conteúdo e copywriting (22%), o maior uso evidencia-se na elaboração de pitchs de vendas (12%) e no envio de emails e outras comunicações (11%). A adoção de IA pelos times de Marketing também é mais frequente entre as empresas B2B (63%) em comparação às operações B2C (47%). No Panorama de Vendas, os dados mostram um menor uso geral da tecnologia: 41% no mercado B2B e 26% nas empresas B2C. Brandão reforça que embora o uso da IA seja mais facilmente encontrado entre os times de Marketing, o alcance da tecnologia se estende às duas áreas, contribuindo significativamente para a produtividade e proporcionando uma análise de dados mais precisa, que reverbera no aumento das taxas de conversão. Leia também: Uso de IA por profissionais de Marketing subirá de 10% para 40% até 2026, segundo Gartner
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