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The Town em números: primeira edição tem recordes e experiências memoráveis

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

12 de set. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

Qual é o segredo de um evento de sucesso? Ingressos esgotados, atrações exclusivas, ações de live Marketing, número de patrocinadores, engajamento nas redes sociais? Seja qual for a escolha, o The Town alcançou esses marcos em sua primeira edição. Foram 500 mil pessoas, mais de 235 horas de música e diversos artistas que escreveram seus nomes na história do entretenimento no Brasil com apresentações memoráveis.

Durante a coletiva de imprensa que aconteceu no domingo, dia 10, na Cidade da Música, os organizadores do The Town divulgaram um balanço do festival. Na ocasião, Roberta Medina também confirmou a próxima edição do maior festival de São Paulo para 2025.

“Chegar em São Paulo é um marco. Nos inspiramos na Cidade e realizamos o maior evento já visto por aqui. Foi de fato emocionante ver tudo isso nascer e as pessoas vivenciarem tudo o que construímos. Como diz o Roberto, chegamos para ficar e em 2025 retornaremos com tudo para a segunda edição do The Town, trazendo um olhar especial para todos os aprendizados e como podemos trazer uma experiência ainda melhor para nossos fãs. O público mal pode esperar para o que estamos preparando” comentou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza.

Roberta reforçou ainda que “a partir de agora, todo ano teremos ao menos dois grandes festivais acontecendo pela Rock World. E o ano de 2024 promete muitas surpresas e novidades. Vamos celebrar marcos importantes: Rock in Rio Brasil e Rock in Rio Lisboa celebram 40 e 20 anos, respectivamente. Teremos muita história para construir e para contar”, comemora.

The Town em números

Falando de transportes com a operação inédita de trem e metrô funcionando por 24h, 237 mil pessoas optaram por ir e voltar por esses meios. Já o The Town Express recebeu com 210 mil usuários. Dentro da Cidade da Música, até o fim do dia do sábado, o The Town – O Musical se consagrou com uma das grandes atrações do espaço e, até o sábado (10), 460 mil copos reutilizáveis foram vendidos, somando aproximadamente 10 toneladas de resíduos economizadas.

Na loja de produtos oficiais 100 mil itens foram vendidos. Na parte de tecnologia foram 300 mil downloads de aplicativo e o público deu nota 9.5 para o sinal 5G da Vivo. Nas redes sociais o sucesso foi enorme: também até ontem, foram mais de 270 mil novos seguidores nas redes do festival, mais de 80 milhões alcançados pelas campanhas de TV, 22 milhões de conversas geradas e 146 horas nos trending topics do Twitter.

Em levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (Abih-SP), a ocupação dos hotéis na capital paulista entre os dias 2 e 10 de setembro, quando acontece o festival, passa dos 85%, número 25,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. A organização do The Town também destacou que o impacto econômico em São Paulo é de R$ 1.7 bilhão.

Evento também soma inesquecíveis experiências

O domingo também foi marcado pela celebração do amor de Leonardo Teixeira (42) e Viviane Nunes (42), casal que oficializou a união há poucos dias no cartório. Como o pedido de casamento aconteceu no Rock in Rio do ano passado, o The Town foi o local perfeito para comemorar e a Capela Chilli Beans foi o cenário. Além do amor de Leonardo por festivais – ele já esteve em diversas edições do Rock in Rio, incluindo uma em Lisboa – a acessibilidade foi outro ponto importante.

Por conta de uma doença chamada retinose pigmentar, ele foi gradualmente perdendo a perda da visão. A cerimônia foi conduzida por Thiago Amaral, Coordenador de Diversidade e Inclusão do Rock in Rio e The Town. “O Leo me surpreendeu na plataforma PCD, no Palco Mundo, junto dos nossos parceiros pedindo a Vivi em casamento no Rock in Rio. Agora, é um prazer celebrar o casamento desse casal tão querido pra mim”, conta.

Encerrando os casamentos no Rota 85 e no festival The Town, o casal chamou atenção do público que ali parou para comemorar com eles, inclusive da terapeuta ocupacional, Ana Carla Costa, 27, de São José dos Campos: “Achei interessante ocorrer um casamento em um festival e ser tão inclusivo, pelo fato de envolver duas pessoas com deficiência. Também achei muito legal a história de ambos, que noivaram em um festival, e agora estão se casando no The Town. É uma mensagem de extrema importância!”, concluiu.  Buzz nas redes

Seara, Heineken e KitKat foram as marcas patrocinadoras que mais tiveram volume de publicações nas redes durante o festival, segundo um levantamento da startup 2L Digital, feito pela plataforma de monitoramento Stilingue. Mais de 1,3 milhão de posts estavam atrelados ao festival The Town, que terminou ontem em São Paulo. Destes, 101.073 (ou 7% do total) foram diretamente relacionadas às dez marcas patrocinadoras.

A Seara ganhou notoriedade em relação ao volume de publicações (44 mil), aproximadamente o triplo das menções recebidas pela Heineken, a segunda marca mais citada. Já o iFood, Coca-Cola e Heineken foram as que mais engajaram.

“A percepção imediata é que, embora o volume de menções possa inicialmente parecer o indicador mais claro para o sucesso de uma marca, considerar a média de repercussão pode ser igualmente — ou até mais — significativa”, diz Livia Lima, CEO da 2L Digital. Por exemplo, enquanto a Seara dominou em termos de volume com 44.287 publicações, sua média de repercussão foi a menos significativa, marcando apenas 5.88 interações/post. Em contrapartida, a IFOOD, com um volume de menções mais modesto de 2.618, registrou a média de repercussão mais alta, com 80.37 interações/post.

A abordagem chama a atenção para a importância da combinação de indicadores de análise na área de Social Listening, considerando além dos números, a qualidade das informações que realmente ressoam dos consumidores. “Portanto, marcas que desejam otimizar sua influência em eventos de grande visibilidade como "The Town" devem, cada vez mais, se atentar para os resultados dos seus investimentos refletidos nas redes sociais”, complementa Lívia.

total de publicações The Townimpacto por publicação The Town

Leia também: Casa do The Town, Autódromo de Interlagos se consagra como palco multicultural

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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